Alice von Battenberg
Alice von Battenberg - princesa
Victoria Alice Elisabeth Julie Marie von Battenberg, mais conhecida como Princesa Alice von Battenberg (25 de Fevereiro de 1885 – 5 de Dezembro de 1969), foi a mãe do Duque de Edimburgo e sogra da Rainha Isabel II do Reino Unido (conhecida como Rainha Elizabeth II no Brasil).
Princesa Alice von Battenberg em 1885.
Casamento e Exílio
A princesa cresceu entre a Alemanha, a Inglaterra e o Mediterrâneo. Após o seu casamento com o Príncipe Andreas von Griechenland em 1903, viveu na Grécia até ao exílio da maioria da família real em 1917. Após regressar à Grécia alguns anos mais tarde, seu marido foi culpado parcialmente pela derrota grega na Guerra Greco-Turca de 1919-1920, e a família foi novamente forçada a exilar-se até a restauração da monarquia grega em 1935.
Segunda Guerra Mundial
Ficou em Atenas durante a Segunda Guerra Mundial onde abrigou refugiados gregos e judeus e trabalhou com a Cruz Vermelha Sueca e Suíça. Por estas ações foi reconhecida como "Justa entre as Nações" pelo Yad Vashem (Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto). Ela se viu na difícil situação de ter genros brigando no lado alemão e um filho (o futuro príncipe Philip) na Marinha Real Britânica. Após a guerra ela permaneceu na Grécia e fundou a ordem ortodoxa de freiras conhecida por "Irmandade Cristã de Marta e Maria".
Mudança para o Palácio de Buckingham
Após a queda do rei Constantino II da Grécia e a imposição de um governo militar naquele país em 1967, ela foi convidada pelo seu filho e enteada para morar no Palácio de Buckingham em Londres, onde morreria dois anos depois.
A Surdez
Quando ela era criança, sua surdez foi diagnosticada e, aos oito anos de idade, se tornou uma leitora labial fluente. Essa condição pode tê-la tornado especialmente sensível aos menos favorecidos e marginalizados. Em sua homenagem, seu filho, o príncipe Philip, duque de Edimburgo, disse: "Suspeito que nunca lhe ocorreu que sua boa ação fosse de alguma forma especial. Ela era uma pessoa com profunda fé religiosa e considerava uma boa ação para outros seres humanos algo do seu cotidiano".
Vídeos Compartilhados
Alice de Battenberg, a vida de superação da princesa surda. Fonte: Silvana Tinelli