Konstantin Tsiolkovsky


Konstantin Tsiolkovsky – cientista e cosmólogo russo

Tsiolkovsky nasceu em 17 de setembro de 1857 na vila de Ijevskoe, na província de Ryasan, na Rússia. Seu pai era um guarda florestal polonês que emigrou para a Rússia. Tsiolkovsky não era de família rica, mas muito numerosa. Teve 17 irmãos.


Konstantin Tsiolkovsky
Konstantin Tsiolkovsky na década de 1930. Fonte: Wikipedia.


A surdez

Na idade de 10 anos foi vitimado pela escarlatina, que lhe causou perda da audição. Sua perda auditiva influenciou grandemente sua vida futura. Isso foi reconhecido pelo próprio Tsiolkovsky, que, durante a luta contra sua dificuldade, buscou provar a si mesmo e aos outros que era o melhor e mais inteligente, apesar de não poder ouvir.

Educação formal

Precisou abandonar a educação formal aos 10 anos de idade, principalmente por não ser aceito pelas escolas primárias devido sua perda de audição. Tsiolkovsky contou com o apoio de seus pais, e foi ensinado na própria casa até os 16 anos. Seus conhecimentos foram frutos de seus esforços. Seus livros se tornaram seus professores, e chegou a ler todos da biblioteca de seu pai.

Sua família o enviou até Moscou, onde foi orientado pelo brilhante filósofo russo Nikolai Fedorovitch Fedorov. Sua proficiência em matemática e ciências o levou a trabalhar como professor, primeiro em Borovsk, província de Kaluga e depois em 1892 em Kaluga, onde ele viveu por 43 anos e produziu a maioria de suas obras.

As ideias visionárias de Tsiolkovsky

Os pensamentos de Tsiolkovsky para o futuro da humanidade no espaço estavam muito à frente de seu tempo.

Foi Tsiolkovsky quem primeiro determinou que a velocidade de escape da Terra para a órbita era de 8 km/s e que isso poderia ser conseguido usando um foguete de vários estágios, alimentado por oxigênio líquido e hidrogênio líquido. Durante sua vida, ele publicou mais de 500 obras sobre viagens espaciais e assuntos relacionados, incluindo romances de ficção científica.

Entre seus trabalhos estão projetos para a construção de foguetes espaciais e idéias para motores de foguetes direcionáveis, propulsores de vários estágios, estações espaciais, câmaras de ar para sair de uma espaçonave no vácuo do espaço e sistemas biológicos de ciclo fechado para fornecer alimentos e oxigênio para colônias espaciais . Esta é uma conquista notável para qualquer um, mas particularmente porque muitos desses documentos foram escritos antes do primeiro voo do avião e, por um homem que teve que abandonar sua educação formal aos 10 anos de idade.


Konstantin Tsiolkovsky Selo
Selo soviético de 1986 homenageando Konstantin Tsiolkovsky.


Os últimos anos de Tsiolkovsky

Em 1918 ele se tornou membro da Academia Soviética e em 1920 recebeu uma pensão do governo. Quando Tsiolkovsky morreu, aos 78 anos de idade, em 1935, ele recebeu um funeral de Estado pelo governo soviético. Uma cratera do outro lado da lua recebeu o nome dele.

Frases de Konstantin Tsiolkovsky


A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre!

Konstantin Tsiolkovsky
Cientista e cosmólogo russo


Os homens são fracos agora e, no entanto, transformam a superfície da Terra. Em milhões de anos, sua força aumentará na medida em que eles mudarão a superfície da Terra, seus oceanos, a atmosfera e eles mesmos. Eles controlarão o clima e o sistema solar, assim como controlam a Terra. Eles vão viajar além dos limites do nosso sistema planetário; eles alcançarão outros Sóis e usarão sua energia fresca em vez da energia de seu luminar moribundo.

Konstantin Tsiolkovsky
Cientista e cosmólogo russo


Referências:

ESA. Konstantin Tsiolkovsky. Disponível em: <https://www.esa.int/Science_Exploration/Human_and_Robotic_Exploration/Exploration/Konstantin_Tsiolkovsky>. Acesso em: 04 Dez. 2019

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 682

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-konstantin-tsiolkovsky e a data de acesso.


Fale Conosco