Olaf Hassel


Olaf Hassel – astrônomo norueguês

Olaf Hassel nasceu em 12 de maio de 1898 perto de Kongsberg, na Noruega. Sua família morava em uma fazenda. Quando completou 1 ano de idade, sua família descobriu que ele era surdo. Foi enviado para uma escola especial para surdos chamada Christiania Public School for the Deaf, em Oslo. Na escola ele aprendeu a ser um designer, estava muito interessado em arte. No entanto, sua família precisava dele na fazenda para auxiliá-los nas tarefas diárias do campo. Lá ele ficou por 20 anos, até que sua mãe falecesse.


Olaf Hassel
Olaf Hassel em 1964. Fonte: Andata.no


O interesse em astronomia

Ainda na escola, Hassel demonstrou interesse por astronomia e continuou a estudar as estrelas depois que voltou para a fazenda. Com o tempo foi guardando dinheiro para adquirir seus binóculos que começaram do modelo simples, e chegando aos modelos mais sofisticados da época, os de tripés. Finalmente, ele se juntou à Nordic Nova Society, um grupo de amantes da astronomia na Noruega. Hassel ainda não estava muito feliz porque recebia apenas uma pequena área do espaço para observar. Ele comprou livros de astronomia com o objetivo de expandir este território.

Depois disso, Hassel começou a trabalhar na Instituição Meteorológica de Oslo. Para se comunicar com seus colegas de trabalho, ele lia os lábios e escrevia.

Hassel gostava de fotografar estrelas e cometas e depois estudar profundamente as fotos, se tornando muito bom nisso. Em 16 de abril de 1939, anunciou a descoberta de um novo cometa e, em 7 de março de 1960, anunciou sua grande descoberta: uma nova estrela que chamou de "Nova". Hassel foi membro honorário da Sociedade de Astronomia da Noruega em 1969.


Olaf Hassel Binóculo
Olaf Hassel observando com um binóculo. Fonte: Andata.no


Ativo na comunidade surda

Hassel era ativo na comunidade surda e conhecia a Língua de Sinais Norueguesa (Tegnspråk). Ele ensinou astronomia para pessoas surdas, foi a convenções para surdos e mostrou-lhes as fotos que tirava no trabalho.

Morte

Entre os anos de 1970 e 1972, três irmãos de Hassel e duas irmãs morreram. Ele ficou profundamente depressivo.

Em uma ocasião, sua sobrinha, Reidun Guldal, foi visitá-lo e encontrou a porta trancada. Percebeu que Hassel estava doente na cama e o levou para sua casa para cuidar dele. Depois de vários dias sua saúde piorou e ele precisou ser internado. Ele morreu logo depois, em agosto de 1972, aos 74 anos de idade.

Referências:

HARRY G. LANG, BONNIE MEATH-LANG. Deaf Persons in the Arts and Sciences: A Biographical Dictionary. ed. 1. Connecticut: Greenwood Press, 1995. p. 178.

RUNE ANDA. Olaf Hassel. Disponível em: <http://www.andata.no/hassel/OlafHassel-engelsk.htm>. Acesso em: 06 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 671

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-olaf-hassel e a data de acesso.


Fale Conosco