Jonathan Swift


Jonathan Swift – escritor e satirista

Nasceu em Dublin, Irlanda, em 30 de novembro de 1667, e faleceu em 19 de outubro de 1745. Foi órfão de pai, um advogado inglês que morrera sete meses antes do nascimento do filho.


Jonathan Swift
Retrato de Jonathan Swift por Charles Jervas. Fonte: Wikipedia.


Educação formal

Em um esforço para dar ao filho a melhor educação possível, a mãe de Swift o entregou a Godwin Swift, irmão de seu falecido marido. Godwin Swift matriculou seu sobrinho na Kilkenny Grammar School (1674-1682), que talvez fosse a melhor escola da Irlanda na época. Aos 14 anos, Swift iniciou seus estudos de graduação no Trinity College, em Dublin. Em 1686, ele recebeu um diploma de Bacharel em Artes e prosseguiu o mestrado.

A surdez

Swift era uma criança doentia. Mais tarde, foi descoberto que ele sofria da doença de Meniere, uma condição do ouvido interno que causa enjoo e dificuldade de audição, sintomas que o acompanharam pelo resto de sua vida.

A vida como escritor

A maioria dos escritos de Swift foi publicada sob pseudônimos. A obra mais famosa de sua autoria é "Gulliver's Travels" (1726, alterado em 1735), traduzido para o português como "As Viagens de Gulliver", um romance satírico que se tornou um clássico da literatura. A adaptação mais recente para o cinema foi lançada em 2010, com o mesmo título do livro, tendo como personagem principal Lemuel Gulliver, interpretado por Jack Black.


Jonathan Swift Livro As Viagens de Gulliver
Livro "As Viagens de Gulliver", editora Melhoramentos.

Filme As Viagens de Gulliver
Filme "As Viagens de Gulliver", 2010.


Morte

Em 1742, Swift sofreu um derrame e perdeu a capacidade de falar. Em 19 de outubro de 1745, Swift morreu. Ele foi sepultado dentro da Catedral de St. Patrick em Dublin.

Frases de Jonathan Swift


A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.

São poucos os que vivem o presente; a maioria aguarda para viver mais tarde.

Todos desejam viver muito tempo, mas ninguém quer ser velho. Incrível, não?!

Jonathan Swift

Referências:

BIOGRAPHY. Jonathan Swift Biography. Disponível em: <https://www.biography.com/scholar/jonathan-swift>. Acesso em: 04 Dez. 2019

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 1292

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-jonathan-swift e a data de acesso.


Fale Conosco