libras.com.br

Slava Raškaj


Slava Raškaj - pintora croata

Slava nasceu como Friderika Slavomira Olga Raškaj, em 2 de janeiro de 1877, onde hoje é a Croácia. Sua mãe, Olga, era pintora e ocupava o cargo de administradora nos correios locais. Seu pai, Vjekoslav, também era administrador local, o que deu à família um status de classe média alta na Croácia.


Slava Raskaj
Slava Raskaj. Fonte: The European Library


A surdez

Slava era surda desde o nascimento. Em 1885, aos oito anos de idade, ela foi matriculada por sua família em uma escola para surdos de Viena, permanecendo lá até 1893. Seu talento para a pintura a separava de seus colegas e atraía a atenção de todos os professores da escola.

Carreira artística

Em 1892, Slava recebeu sua primeira aula de desenho em Viena, completando um pequeno conjunto de desenhos a tinta chamado "Armadura e Armas I e II". Durante esse período, ela aprendeu pintura em aquarela e também a técnica Gouache, um método italiano de pintura a óleo opaca.

Em 1895, aos 15 anos, ela voltou de Viena e seu professor da escola local, Ivan Muha-Otoić, insistiu que a família a enviasse a Zagreb para treinar com Vlaho Bukovac. Depois de chegar a Zagreb, Bukovac se recusou a treinar uma mulher, muito menos uma mulher surda.

Enquanto estava em Zagreb, foi convidada por Isidor Kršnjavi para estudar no Instituto de Surdos de Zagreb, onde montou seu primeiro estúdio. O famoso pintor croata Bela Čikoš Sesija notou seu talento em 1896 e começou a treiná-la na Academia de Belas Artes de Zagreb.

Algumas obras:

  • Seus primeiros trabalhos em 1885 foram de natureza morta, mas muitas vezes estranhos ou incompatíveis, como uma coruja ao lado de uma rosa vermelha ou uma lagosta com um leque. Ela também pintou uma estrela do mar e um baú de jóias de prata.
  • Em 1897, ela pintou "Impaciente no meu estúdio", uma pintura em aquarela de um menino que também viveu no Instituto de Surdos de Zagreb. Neste mesmo ano, também pintou "Dia chuvoso nas montanhas Samoborsko".
  • Em 1898, ela produziu uma de suas pinturas mais famosas, um auto-retrato, enquanto morava no Instituto de Surdos de Zagreb.
  • Em 1899, produziu "Lírios de Água no Jardim Botânico", pintando ao ar livre no Jardim Botânico de Zagreb. Outras pinturas mostraram o Parque Maksimir e outras áreas de toda a cidade.
  • De 1898 a 1900, ela produziu o que se tornaria suas obras mais famosas e valiosas, "Primavera em Ozalj", "Paisagem de Inverno", "Início da primavera" e "Lótus para meus pais".
  • Em 1900, ela começou a pintar ambientes mais escuros e mais isolados. Antigos moinhos abandonados, profundidade do desfiladeiro do rio Kupa, ruínas começaram a ser o foco de sua mente. Exemplos de obras desta época são 'O Antigo Moinho' e 'Natureza Morta'.

Slava Raskaj Dia Chuvoso Nas Montanhas Samoborsko
1897 - "Dia chuvoso nas montanhas Samoborsko"



Slava Raskaj Primavera em Ozalj
1898 - "Primavera em Ozalj"



Slava Raskaj Nenufares
1899 - "Lírios de Água no Jardim Botânico"


Raskaj teve seu trabalho exibido pela primeira vez em 1898 no Art Pavilion Zagreb. Em 1900, suas obras foram exibidas em lugares tão distantes quanto Moscou e Paris.

Morte

Em 1900, ela começou a mostrar sinais de depressão clínica e foi hospitalizada brevemente antes de retornar à casa da família. Ela não se recuperou e, em 1903, foi internada no Hospital Psiquiátrico de Stenjevec por agressão e problemas psicológicos. Em 1905, ela contraiu tuberculose e parou de pintar completamente. Ela morreu em 29 de março de 1906 aos 29 anos.

Curiosidades

  • Após sua morte, o Centro Educacional de Surdos e Mudos de Zagreb foi renomeado para Centro Educacional Slava Raškaj;
  • O valor de seu trabalho foi largamente negligenciado pelos historiadores da arte nas décadas seguintes, mas no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o interesse em seu trabalho foi restabelecido;
  • Em 1996, um grande número de pinturas falsas de Raškaj foi lançado em Ozalj. Em 2000, 20 dessas pinturas foram descobertas usando testes de pigmento e papel. Em 2014, mais de 400 pinturas falsificadas foram retiradas do mercado;
  • Em 2000, o Banco Nacional Croata emitiu uma moeda de prata comemorativa com o rosto gravado nela, como parte de sua série Famous Croatian Women;
  • Em 2004, o diretor Dalibor Matanic lançou "100 Minnutos de Glória", um drama croata sobre a vida de Slava Raškaj;
  • A primeira obra de arte de Slava Raškaj a ser oferecida em leilão foi "Still Life" (Ainda Viva) no Art Salon Zagreb em 2018;
  • Dois de seus desenhos de quando ela tinha oito anos de idade ainda sobrevivem e estão atualmente em exibição no "Museu da Escola Croata" na Marshal Tito Square, em Zagreb.

Referências:

BOTANICAL GARDEN UNIZG. Slava Raskaj - the most famous Croatian watercolourist. Disponível em: <http://hirc.botanic.hr/vrt/english/new/Slava_raskaj.htm>. Acesso em: 07 Dez. 2019

MUTUALART SERVICES, INC. Slava Raškaj - Biography. Disponível em: <https://www.mutualart.com/Artist/Slava-Raskaj/5E238722FC9F148F/Biography>. Acesso em: 07 Dez. 2019

THE FAMOUS PEOPLE. Slava Raškaj Biography. Disponível em: <https://www.thefamouspeople.com/profiles/slava-raskaj-5683.php>. Acesso em: 07 Dez. 2019

IVA GRGIĆ MAROEVIĆ. Slava Raškaj. Disponível em: <https://awarewomenartists.com/en/artiste/slava-raskaj/>. Acesso em: 07 Dez. 2019.

SLAVA RASKAJ. . Disponível em: <https://www.sunsigns.org/famousbirthdays/d/profile/slava-raskaj/>. Acesso em: 07 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 909

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-slava-raskaj e a data de acesso.

Fale Conosco