libras.com.br

Marlee Matlin


Marlee Matlin – atriz norte-americana

Marlee Beth Matlin nasceu em 24 de agosto de 1965, em Morton Grove, Illinois, EUA. É filha de Libby Hammer, vendedora de jóias e Donald Matlin, um negociante de automóveis. Ela tem dois irmãos mais velhos. Sua família é descendente de judeus russos e judeus poloneses. Casou com o policial Kevin Grandalski em 29 de agosto de 1993. O casal tem quatro filhos e residem em Los Angeles, Califórnia.


Marlee Matlin
Marlee Matlin. Fonte: https://twitter.com/marleematlin


A surdez

Marlee tinha 18 meses de idade quando uma doença causou perda permanente de toda a audição no ouvido direito e 80% da audição no ouvido esquerdo, tornando-a legalmente surda. A doença foi diagnosticada como exantema súbito (roséola).

Por volta dos 5 anos de idade, Marlee começou a aprender a língua de sinais americana (American Sign Language - ASL). Sua surdez nunca a segurou. Quando adulta, ela disse de maneira eloquente: "Sempre resisti a impor limitações a mim mesma, tanto profissionalmente quanto pessoalmente."

Educação formal

Seus pais, em particular sua mãe - se recusaram a deixá-la ser deficiente. Ao invés de ser enviada para escolas especiais, frequentou escolas regulares, enquanto suportava as provocações das crianças ouvintes. Mas, ao mesmo tempo, ela aprendeu a superar todos os obstáculos colocados em seu caminho. Marlee estudou justiça criminal no Harper College em Palatine, Illinois, e manteve sua paixão por atuar depois de se formar.

Carreira de atriz

Possuía apenas 7 anos quando fez seu primeiro trabalho numa peça teatral como Dorothy, uma versão da peça "O Mágico de Oz". Aos 19 anos de idade, atuou no filme "Os Filhos do Silêncio", de 1986, no qual recebeu o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz dramática e o Oscar de melhor atriz. Marlee foi a mulher mais jovem a ganhar um Oscar de Melhor Atriz e a única pessoa surda a ganhar um Oscar até o momento. Conquistou seu sucesso de Hollywood, Broadway e televisão, na esperança de inspirar os outros a superar obstáculos.

Trabalhos sociais

Enquanto participava das gravações de "Walker, uma Aventura na Nicarágua", em 1987, Marlee, de bom coração, teve tempo para visitar crianças surdas na Nicarágua. Ela continuou essa tradição de visitar crianças surdas durante suas viagens à Alemanha, Inglaterra, Itália, Austrália, México, Canadá, etc. Além disso, Marlee apoia muitas causas de caridade, incluindo as que ajudam crianças afetadas pela Aids.

Marlee também é porta-voz do Instituto Nacional de Legendagem, nos Estados Unidos. Em 1995, ela testemunhou em uma audiência no Congresso americano e ajudou a aprovar uma lei que exige que todos os aparelhos de TV de 13 polegadas ou mais sejam fabricados com chips embutidos para fornecer legendas ocultas em suas telas (também conhecidas como Closed Caption ou pela sigla CC), isso foi muito importante para os espectadores surdos.

Frases de Marlee Matlin


Eu sempre quis escrever um livro relatando minha experiência de crescer como uma criança surda em Chicago. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, não era tudo sobre aparelhos auditivos e as aulas de fala ou frustrações.

Marlee Matlin
Atriz norte-americana


A única coisa que não consigo fazer é ouvir.

Marlee Matlin
Atriz norte-americana

Vídeos Compartilhados

Marlee Matlin ganha o Oscar de "Melhor Atriz". Fonte: Oscar

Referências:

BIOGRAPHY. Marlee Matlin Biography. Disponível em: <https://www.biography.com/actor/marlee-matlin>. Acesso em: 05 Dez. 2019

IMDB. Marlee Matlin Biography. Disponível em: <https://www.imdb.com/name/nm0559144/bio?ref_=nm_ov_bio_sm>. Acesso em: 05 Dez. 2019

KAREN DEMASTERS. Actress Marlee Matlin: Be Courageous. Disponível em: <https://www.fa-mag.com/news/actress-marlee-matlin-advocates-for-the-deaf-38578.html>. Acesso em: 05 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 1727

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-marlee-matlin e a data de acesso.

Fale Conosco