Olaf Hassel

Olaf Hassel – astrônomo norueguês

Nasceu em 12 de maio de 1898 em Konigsber, na Noruega, em uma família de fazendeiros. Provavelmente surdo de nascença, seus pais ficaram sabendo disso quando Olaf completou um ano de idade.

Apesar de possuírem poucas posses e levarem uma vida difícil no campo, logo foi para uma Escola Pública para Surdos, onde aprendeu e interessou-se por desenhos, além do oficio de marceneiro, porém ficou muito interessado pela arte, mas quando recebeu alta da escola para surdos, sua família o requisitou, pois precisava dele na fazenda para auxiliá-los nas tarefas diárias de campo. Como bom filho Olaf decidiu ficar ao lado de seus pais para ajudá-los. Na fazenda, Olaf aproveitava seus tempos de folga para devorar os livros de seus irmãos mais velhos.

Com o tempo foi guardando dinheiro para adquirir seus binóculos que começaram do modelo simples, e chegando aos modelos mais sofisticados da época, os de tripés. Em 16 de abril de 1939, anunciou a descoberta de um novo cometa, e, em 7 de março de 1960, anunciou sua grande descoberta: uma nova estrela que chamou de “Nova”.

Olaf faleceu aos 74 anos e foi membro honorário da Sociedade de Astronomia da Noruega em 1969.