Jonathan Swift

Jonathan Swift – escritor

Nasceu em Dublin, Irlanda, em 30 de novembro de 1667, e faleceu em 19 de outubro de 1745. É autor da famosa obra literária ”As viagens de Gulliver” – 1726. Foi órfão de pai, um advogado inglês que morrera sete meses antes do nascimento do filho. Jonathan, com apenas um ano de idade, foi levado por sua ama para a Inglaterra. Após dois anos, retorna para a Irlanda devido aos problemas políticos que estavam ocorrendo no país. Sua guarda fica então aos cuidados de seu rico tio, Godwin, que o matricula para estudar na escola Kilkenny, em Dublin, no ano de 1673. Seu tio lhe provê de boas maneiras e educação, porém, o mais importante, não lhe dava: carinho e amor.

Portador de deficiência auditiva desde criança, seu tio apenas se limitava a encaminhá-lo para tratamentos médicos, quando as crises de surdez lhe ocorriam. Deficiência que acompanhou Jonathan pelo resto de sua vida.

A partir de 1713 até 1742, Swift tornou-se o decano da conhecida Catedral de St. Patrick na Irlanda. Os pesquisadores acreditam que Swift sofreu de doença de Ménière ou doença de Alzheimer.

Gulliver's Travels (1726, alterado em 1735), traduzido para o português como "As Viagens de Gulliver", é um romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da literatura. A adaptação mais recente para o cinema foi lançada em 2010, com o mesmo título do livro, tendo como personagem central Lemuel Gulliver (Jack Black).