Douglas Tilden

Douglas Tilden - escultor

Nasceu em 1º de maio de 1860, em Chico, no Estado da Califórnia. Aproximadamente aos quatro anos ficou surdo-mudo, consequência de ter contraído um severo surto de febre escarlate. Tilden frequentou a Escola de Surdos em Berkeley no Estado da Califórnia, onde se graduou e trabalhou como professor da faculdade. É aí que se encontra a sua famosa escultura "The Football Players", que permanece há mais de um século no campus da universidade. Depois, foi para Paris, onde estudou com o escultor surdo Paul Chopin.

Esculpiu grandes obras primas, principalmente em bronze, as quais estão impregnadas de seus traços característicos de dinamismo e graça. Muitas de suas obras monumentais estão baseadas em temas californianos e estão enfeitando a cidade de São Francisco. Para se ter uma idéia, uma de suas esculturas, o “Jogador de Beisebol”, encontra-se no parque da famosíssima ponte Golden Gate. Essa obra causou sensações no público, quando foi exibida no Salão de Paris em 1889.

Para falar do talento de Tilden, temos ainda que citar outros tantos trabalhos notáveis como “Dia de Admissão” – 1897, "Mecânica" que compõe o Donahue Memorial Fountain – 1901, “Voluntários Californianos” – 1906, entre tantos outros, além de porta-retratos, baixos-relevos, e estatuetas. Tilden foi vice-presidente da Federação Internacional de Surdos.