Brenda Costa

Brenda Costa - modelo

Nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de novembro de 1982. Além de uma excelente nadadora, faz enorme sucesso nas passarelas como modelo brasileira.

Portadora de surdez profunda desde o nascimento, Brenda consegue conversar com ouvintes. Isso se deve à dedicação de seus pais, Marcos e Fátima, que a colocaram numa escola onde teve aulas de terapia da fala desde seus dois anos com fonoaudiólogas. Além disso, seus pais também optaram por criá-la num ambiente de ouvintes, frequentando inclusive escolas públicas normais, encorajando-a a relacionar-se com outras crianças ouvintes.

Brenda fala que não foi nada fácil, passando por longos períodos de adaptação, mas, com muito esforço, logo conseguiu transpor as barreiras, o que a levou a tornar-se perita em leitura labial.

Brenda fala que é surda, porém não é muda, consegue falar com as pessoas. Seu marido, o fotógrafo Karim Al-Fayed, irmão de Dodi Al-Fayed, que foi o namorado da Princesa Diana, e herdeiro do Hotel Ritz e Harrod’s, é surdo desde os seis anos de idade, após contrair meningite. “Nós nos comunicamos por leitura labial e nossa filha já percebeu nossa deficiência”, revelou ela.