Heather Whitestone

Heather Whitestone - bailarina e ex-miss América

Heather Whitestone nasceu em Dothan, Alabama, no ano de 1973. Heather perdeu a audição quando tinha apenas 18 meses, devido uma enfermidade chamada haemophilus influenzae. A fim de salvar sua vida, os médicos deram-lhe antibióticos fortes que a deixaram com uma perda auditiva profunda. Sua mãe, Daphne Gray, descobriu a sua surdez. Ela derrubou panelas no chão da cozinha e Heather não respondeu. Sua perda auditiva foi de 120 decibéis no ouvido direito e 90 decibéis no ouvido esquerdo. Aprendeu desde cedo a realizar leitura labial para se comunicar.

Na quarta série, Heather aprendeu sobre a história de uma jovem mulher do Alabama que mudaria para sempre sua vida - Helen Keller, pois esta lhe serviu de modelo e inspiração. Heather não pôde acompanhar o andamento das aulas e começou a ficar para trás de seus colegas. Aos onze anos de idade, Heather pediu para sua família mandá-la para uma escola especial que lhe permitisse recuperar tal atraso. No Central Institute for the Deaf,  em St. Louis, Missouri, Heather passou duas séries por ano. Após três anos, retornou ao Alabama para se formar no ensino médio público e mais tarde graduou-se na Berry High School (agora Hoover High School) em 1991. Sua paixão era ballet e por causa de sua surdez, ela passou a maior parte de seu tempo desenvolvendo suas habilidades nesta área.

Através do ballet tive a sorte de encontrar um lugar para escapar, um refúgio contra os sentimentos de exclusão. O estúdio de dança era o único lugar onde me sentia aceita e 'como todo mundo'. Na esperança de melhorar minha condição, minha mãe havia me matriculado em uma escola de balé quando eu tinha cinco anos de idade. As aulas de ballet aumentaram minha auto-estima.
Heather Whitestone