Konstantin Tsiolkovsky

Konstantin Tsiolkovsky – cientista e cosmólogo russo

Nasceu em 17 de setembro de 1857, na aldeia de Izheyskoye, província de Ryasan, Rússia. Seus pais eram poloneses de classe média, que tinham emigrado para a Rússia. Cientista e pioneiro no estudo de foguetes e da cosmonáutica, Tsiolkovsky não era de família rica, mas muito numerosa.Teve 17 irmãos.

Sua doença: na idade de 10 anos foi vitimado pela escarlatina, que lhe causou perda da audição. Surdo, não contou com o apoio de escolas para amenizar seu sofrimento. Embora não tivesse frequentado uma escola e nunca tivesse recebido uma educação formal, principalmente por não ser aceito pelas escolas primárias devido a sua perda de audição, Tsiolkovsky contou com o apoio de seus pais, e foi ensinado na própria casa até os 16 anos. Seus conhecimentos foram frutos de seus esforços. Seus livros se tornaram seus professores, e chegou a ler todos da biblioteca de seu pai.

Sua perda auditiva influenciou grandemente sua vida futura. Isso foi reconhecido pelo próprio Tsiolkovsky, que, durante a luta contra sua dificuldade, buscou provar a si mesmo e aos outros que era o melhor e mais inteligente, apesar de não poder ouvir.

É considerado o pai da cosmonáutica, morreu em Kaluga, em 19 de setembro de 1935, com 78 anos. Recebeu um funeral de Estado e foi homenageado pelo governo soviético pela sua vida e seu trabalho.

A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre!
Konstantin Tsiolkovsky