Oliver Heaviside

Oliver Heaviside - físico

Físico britânico nascido em Londres, que previu a existência da camada ionizada da atmosférica, também conhecida como ionosfera (1902) ou camada de Heaviside, que favoreceria a refração das ondas de rádio e a telefonia a longa distância, ao permitir que ondas de rádio fossem transmitidas entre continentes.Aos 16 anos abandonou a escola para seguir o sonho de ser telegrafista até conseguir realizá-lo (1870), mas por problemas de surdez teve que deixar o serviço (1874). Durante este período estudava eletricidade e, abandonada a telegrafia, resolveu pesquisar eletromagnetismo, chegando a publicar um artigo de repercussão sobre aspetos teóricos, inspirados pelo Tratado de Eletricidade e Magnetismo de Maxwell. Posteriormente, não dispôs mais de meios para publicar outros livros às suas custas. Porém tornou-se mais conhecido pelo estudo da análise vetorial, onde introduziu o cálculo operacional para resolver equações diferenciais dos circuitos, tornando-as equações algébricas facilmente resolvíveis.

Resolveu equações diferenciais usando métodos cuja demonstração rigorosa iria manter ocupadas futuras gerações de matemáticos, mas neste caso o seu trabalho foi alvo de fortes críticas por falta de rigor matemático. Para seus críticos dizia que não se devia perder tempo em demonstrações de algo que intuitivamente parecia estar certo.

Acometido de uma doença dos tempos de criança que levou a surdez total depois de sexagenário, passou seus últimos 25 anos da sua vida isolado e solitário, cortado do mundo cientifico e do mundo efêmero, incapaz de se comunicar e de se fazer compreender, mesmo com a ajuda das matemática. Paupérrimo e abandonado, morreu em Torquay, Devon, England.

FONTE: Net Saber Biografias