Livros sobre Libras e Surdez


Como disse o romancista e ensaísta francês André Maurois: "A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde". Pensando assim, listamos com carinho uma série de livros sobre Libras/Surdez, obtidos através de pesquisas e sugestões. Caso você, caro leitor, deseje recomendar algum livro que ainda não está na lista abaixo, por favor, comunique-nos através do e-mail contato@libras.com.br ou WhatsApp (15) 98805-8827. Sua sugestão será sempre bem-vinda!


EM FALTA

A Construcao de Sentidos na Escrita do Aluno

A Construcao de Sentidos na Escrita do Aluno


Sinopse: A pesquisa sobre educação dos surdos vem tomando um espaço cada vez maior nas reflexões teóricas de lingüistas, educadores, psicólogos e fonoaudiólogos que trabalham com o aluno surdo. Este livro, da professora Marília Piedade Marinho da Silva, dá destaque à discussão teórica e terapêutica sobre a escrita atípica dos surdos em contexto escolar, procurando entender as especificidades presentes nas construções dos enunciados escritos destas pessoas, que normalmente interagem no plano da linguagem visogestual.

Autor: Silva, Marilia da Piedade M.
Editora: Plexus
Páginas: 112
Dimensões: 21 x 14cm



EM FALTA

Abc Em Libras

Abc Em Libras


Sinopse: ABC em Libras apresenta uma proposta inédita para promover a inclusão na sala de aula: alfabetizar, ao mesmo tempo, surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua Portuguesa. Em cada página, um objeto é apresentado no alfabeto romano e no dactilológico, e também no sinal em Libras, com a devida explicação dos movimentos gestuais e faciais. Da experiência do trabalho com alunos portadores de deficiência auditiva e da capacitação de professores bilíngues (Libras-Português), as autoras mostram um caminho para a acessibilidade à educação.

Autor: Segala, Sueli Ramalho; Reis, Benedicta A. Costa dos
Editora: Panda Books
Páginas: 32
Dimensões: 18 x 25 cm



EM FALTA

As Aventuras da Bíblia em Libras

As Aventuras da Bíblia em Libras


Volume 1: Noé, Moisés, Sansão, Davi

Sinopse: A coleção Aventuras da Bíblia em Libras traz algumas das histórias bíblicas preferidas da garotada. Juntamente com o livreto ilustrado com as histórias de Noé, Sansão, Moisés e Davi, o público recebe também o DVD com essas mesmas histórias interpretadas em Libras, a Língua Brasileira de Libras. Esse é o primeiro volume de uma série de 8 que compõem o Bíblia em Libras, um projeto inovador da SBB, desenvolvido em parceria com o Instituto Expressão Surda (IES). A coleção Aventuras da Bíblia em Libras contribui para que também as crianças surdas tenham acesso às maravilhosas histórias da Bíblia Sagrada.

Autor: Sociedade Biblica do Brasil
Editora: SBB
Páginas: 60
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda

As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda


Sinopse: O livro traz uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um "povo surdo" ou de uma "comunidade surda". A certa altura, a autora afirma: "A cultura surda exprime valores, crenças que, muitas vezes, se originaram e foram transmitidas pelos sujeitos surdos de gerações passadas ou de seus líderes bem sucedidos, através das associações de surdos". 

Autor: Karin Storbel
Editora: UFsc
Páginas: 120
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Aspectos Linguísticos da Libras

Aspectos Linguísticos da Libras


Sinopse: Conhecer a estrutura da Libras é ferramenta para auxiliar e maximizar a interpretação, mas conhecer as estruturas e as nomenclaturas apenas por conhecer não ajuda o TILS (Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais) em sua tarefa. Portanto, este curso se propõe a apresentar questões das línguas em geral e da Libras, em específico, para contribuir no alcance de um dos pré-requisitos exigidos do TILS para o exercício da profissão: o domínio da Libras.

Autor: Cristiane Seimetz Rodrigues; Flávia Valente
Editora: Iesde
Dimensões: Livro digital



EM FALTA

Atividades Ilustradas

Atividades Ilustradas


Em Sinais de LIBRAS 

Sinopse: Dentre os objetivos a que se propõe, esta obra pode ajudar as pessoas que se interessam em aprender sinais e em ampliar o seu vocabulário. Outros exercícios podem ser planejados, visando ao uso dos sinais no contexto. 

Autor: Elizabete Crepaldi Almeida, Patricia Moreira Duarte  
Editora: Revinter
Páginas: 240
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Cidadania, Surdez e Linguagem 

Cidadania, Surdez e Linguagem 


Desafios e realidades

Sinopse: O livro trata de uma das pricipais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da língua de sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprescindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do mundo, são discutidas questões relativas à família e à comunidade, trazendo contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos.

Autor: Ivani Rodrigues Silva, Samira Kauchakje, Zilda Maria Gesueli
Editora: Plexus
Páginas: 248
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Como Liderar Surdos?

Como Liderar Surdos?


O Desafio de Liderar Quem Ouve Com a Visão e Com o Coração

Sinopse: A liderança entre os surdos é relacional e não visual. Exige muita energia e muita atenção. É uma comunicação interativa, detalhista, expressiva e envolvente, de coração para coração. Racional e emocional se alinham e buscam cumprir a missão que apesar de compensadora, é também desgastante. Este livro tem como objetivo ajudar os líderes desse precioso ministério a perceber que lhes é necessário reabastecer e reciclar. E aqui você encontrará reforço para que possa, como líder, tornar-se mais eficaz no cumprimento de sua missão.

Autor: Campanhã, Josué
Editora: Vox Litteris
Páginas: 95
Dimensões: 20,5 x 13,5 cm



EM FALTA

Comunicação por Língua Brasileira de Sinais

Comunicação por Língua Brasileira de Sinais


Sinopse: Sem sombra de dúvida, um dos aspectos que fortalece o relacionamento humano é a boa e clara comunicação. Problemas, divergências, mal-entendidos sempre podem ser equacionados por meio do diálogo. No caso dos surdos, isso se torna um verdadeiro desafio, não por culpa deles, mas quase sempre, por desconhecerem o seu próprio idioma - a Libras. Os quase 6 milhões de surdos no Brasil (segundo o Censo de 2000) formam uma outra nação dentro do País. No entanto, falta-lhes, muitas vezes o acesso a benefícios básicos. 

Autor: Alberto Rainha de Castro, Ilza Silva de Carvalho
Editora: Senac Distrito Federal
Páginas: 269
Dimensões: 21 x 28,5 cm



EM FALTA

Contos Clássicos em Libras

Contos Clássicos em Libras


Acompanha 10 Cds

Sinopse: A cada página, o leitor encontra textos e imagens em libras que contam a história de uma fora diferenciada, respeitando as diferenças e valorizando o processo de inclusão educacional.

Autor: Lopes, Mary; Honora, Márcia
Editora: Ciranda Cultural





EM FALTA

Deit-Libras 

Deit-Libras 


Sinopse: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas é fruto de um vasto programa de pesquisas em lexicografia da Língua de Sinais Brasileira e cognição de surdos, que começou no início de 1989 no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental.

Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Aline Cristina L. Maurício
Editora: Edusp
Páginas: 3684
Dimensões: 21 x 28 cm



COMPRE JÁ

Dicionário da Língua de Sinais do Brasil


A Libras em Suas Mãos. 3 Volumes

Sinopse: Este Dicionário documenta mais de 13 mil sinais de Libras em entradas lexicais individuais, trazendo os verbetes correspondentes ao sinal em português e inglês, a definição do significado do sinal e dos verbetes, ilustrações e a descrição detalhada da forma do sinal, além de exemplos ilustrativos do uso funcional apropriado do verbete em frases e a especificação do escopo de validade geográfica em relação aos estados brasileiros. O Dicionário contém a escrita visual direta do sinal em SignWriting, permitindo ao leitor concentrar-se nos traços distintivos que possibilitam diferenciar sinais semelhantes. É possível ainda encontrar a descrição da etimologia do sinal pela análise dos morfemas que compõem sua estrutura, e uma breve análise do parentesco semântico entre o sinal e outros sinais que compartilham alguns de seus morfemas moleculares. O livro traz ainda a soletração digital em Libras por meio da fonte Capovilla-Raphael, permitindo à criança surda analisar a composição das palavras escritas e converter letras em formas de mão.

Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Janice Gonçalves Temoteo, Antonielle Cantarelli Martins
Editora: Edusp
Páginas: 2944
Dimensões: 27,4 x 21,6 x 16 cm



EM FALTA

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe


Volume 1 e 2

Sinopse: Estes volumes são o resultado de vários anos de pesquisa realizada pelos autores junto a professores especializados em educação de deficientes auditivos e informantes portadores de surdez, com o objetivo de fornecer um instrumento para a educação bilíngue no Brasil. O dicionário documenta, em três línguas --português, inglês e libras--, cerca de 9.500 verbetes, e fornece descrições da forma e articulação dos sinais. Traz também ilustrações com o significado dessas convenções, permitindo à criança pré-alfabetizada compreender o significado de cada sinal, sem a mediação da escrita. Os últimos capítulos do livro apresentam novas tecnologias para educação e estratégias para a inclusão dos deficientes auditivos.

Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Editora: Edusp
Páginas: 1632
Dimensões: 28 x 21 cm



COMPRE JÁ

Dicionário Ilustrado de Libras


Sinopse: A língua brasileira de sinais, ou Libras, é usada tanto por pessoas com deficiência auditiva como por profissionais e familiares. Este dicionário oferece cerca de 3.200 verbetes, em ordem alfabética da palavra, e 4.600 remissões. Cada verbete é formado pela palavra ou expressão em português, acompanhada de sua definição e uma ilustração, associadas ao sinal equivalente em Libras. Todos os sinais são descritos com uma ou duas fotos em destaque, acompanhada da descrição em detalhes da sequência de movimentos mais uma série de fotografias.

Autor: Flavia Brandão
Editora: Global
Páginas: 720
Dimensões: 27,4 x 20,4 x 3,4 cm



EM FALTA

Educação de Surdos

Educação de Surdos


A Aquisição da Linguagem  

Sinopse: Apresenta os princípios do trabalho com pessoas surdas, em especial no âmbito escolar, tais como aspectos sociais e culturais de uma proposta  educacional, língua de sinais e aspectos relacionados à sua estrutura e aquisição da língua portuguesa.

Autor: Ronice Müller de Quadros
Editora: Artmed
Páginas: 128
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Educação de Surdos

Educação de Surdos


Pontos e Contrapontos

Sinopse: A inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia é algo recente no Brasil. Trata- se, afinal, de uma conquista dos movimentos sociais, com vistas à verdadeira inclusão, ou de um instrumento que nos conduziria à segregação dos surdos? 

Autor: Valéria Amorin Arantes
Editora: Summus 
Páginas: 208
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Educação Para o Trânsito Nas Escolas

Educação Para o Trânsito Nas Escolas


Em Libras

Sinopse: Com uma abordagem clara e imagens ilustrativas, esta obra apresenta sinais de Libras a fim de expandir a educação para trânsito também ás pessoas com deficiência, levando a inclusão social para dentro das salas de aulas, seja nas escolas ou nos Centros de Formatação de Condutores.

Autor: Elias Lopes Esteves de Souza ;Vera Maria Leite de Souza
Editora: Ciranda Cultural / Jc
Páginas: 350
Dimensões: 28 x 20 cm



EM FALTA

Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira

Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira


Volume 2 - O Mundo dos Surdos em Libras. Artes e Culturaesportes

Sinopse: Em dezenove volumes e três CDs, a Enciclopédia documenta os sinais do mundo do surdo brasileiro em áreas como educação, artes, cultura, esportes, pessoas, relações humanas, comunicação, religião, corpo, medicina, sexualidade, natureza, economia, trabalho, leis, política e preocupações sociais. Oferece, também, instrumentos para avaliar o desenvolvimento de linguagem de sinais, leitura e escrita no estudante surdo.

Autor: Raphael, Walkiria Duarte; Capovilla, Fernando César
Editora: Edusp
Páginas: 827
Dimensões: 28 x 20,5 cm



EM FALTA

Enciclopédia Da Língua De Sinais Brasileira

Enciclopédia Da Língua De Sinais Brasileira


Volume 3 - O Mundo do Surdo em Libras. Família e Relações Familiares e Casa

Sinopse: Dos mesmos autores do premiado Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileiras - Libras, A Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira é composta por dezenove volumes e três CDs e documenta os sinais do mundo do surdo brasileiro nas mais diversas áreas. Composta por dicionário de sinais (cuja palavra correspondente em português não é necessária), desenhos explicativos, bateria de testes (do ensino Fundamental ao Médio), interação com o computador - entre outras novidades. Neste terceiro volume, o universo é a vida doméstica. Os integrantes da família, sentimentos, boas maneiras, parentes, relações com o trabalho, saúde...Todos os sinais necessários para uma melhor comunicação familiar e para uma maior interação com as situações do dia-a-dia no ambiente do lar.

Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Editora: Edusp
Páginas: 896
Dimensões: 28 x 21 cm



EM FALTA

Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira

Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira


Volume 8 - O Mundo de Surdo Em Libras. Palavras de Função Gramatical

Sinopse: O oitavo volume da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira concentra 648 sinais referentes a palavras de função gramatical como pronomes e locuções pronominais, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas, além de conjunções. Engloba também os sinais relativos à acentuação gráfica, à pontuação, à classificação gramatical, ao alfabeto, aos números e às siglas. Além disso, traz dois capítulos que dizem respeito a sinais relacionados a gírias e expressões. O último capítulo é dedicado à avaliação da linguagem em estudantes surdos do ensino fundamental e médio, apresentando um teste de nomeação de figuras por escolha de palavras escritas, acompanhado de dados de validade e tabelas de dados normativos. O conteúdo do livro é organizado de forma didática, o que facilita a procura dos verbetes e a compreensão do tema, uma importante contribuição à educação inclusiva.

Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Editora: Edusp
Páginas: 944
Dimensões: 21 x 28 cm



EM FALTA

Estudos da Língua Brasileira de Sinais

Estudos da Língua Brasileira de Sinais


Sinopse: A obra "estudos da língua brasileira de sinais" é resultado de uma trajetória de pesquisas realizadas pelo grupo de profissionais da Universidade de Passo Fundo, constituído por surdos e ouvintes, professoras usuárias da língua brasileira de sinais e tradutoras/intérpretes de libras e ouvintes. A partir dos estudos, os autores compreenderam a importância de sistematizar o conhecimento acerca da língua de sinais no âmbito da universidade, enquanto disciplina e conteúdo curricular, tendo como princípio o caminha percorrido pela comunidade surda de Passo Fundo. O carácter didático-pedagógico da obra se evidencia pelas respostas às indagações comuns sobre a temática, visto que os textos informativos, as sugestões e propostas metodológicas sobre a aquisição da língua e o trabalho do tradutor/intérprete no contexto educacional suscitam a reflexão, facilitando a aplicabilidade desse conhecimento. Abrilhantam ainda a obra os expressivos desenhos produzidos pelo jovem surdo Mario Giovane, representando os sinais básicos da língua. A intenção das autoras com esta obra é disponibilizar informações que gerem conhecimento sobre a língua de sinais, tanto a professores e estudantes do segmento quanto a comunidade em geral. Buscam sobretudo, incentivar o conhecimento e o reconhecimento da surdez enquanto diferença linguística.

Autor: Andréia Mendiola Marcon, Ângela Mara Berlando Soares, Cristine Fátima Pereira Luna, Monique Giusti Reveilleau, Tatiane de Souza da Anhaia
Editora: UPF Editora
Páginas: 81



EM FALTA

Estudos Surdos 

Estudos Surdos 


Diferentes Olhares  

Sinopse: Os textos aqui reunidos muito poderão acrescentar para aprofundar as discussões em torno da educação de surdos. Nos diferentes olhares dos autores/pesquisadores, há uma característica comum: a busca por desestabilizar o conceito de surdez ou de pessoa surda petrificado e estático que ainda impera na sociedade e contribuir para sua educação plena. Nas palavras de Ana Dorziat, a “esperança é contribuir para que a diferença dos surdos seja respeitada como produto de experiências interativas próprias, engendradas na complexidade do ser”. 

Autor: Ana Dorziat
Editora: Mediação 
Páginas: 208
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Identidade e surdez

Identidade e surdez


O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes

Sinopse: No primeiro capítulo desta obra, os autores apresentam ao leitor-educador e ao leitor-fonoaudiólogo os processos relativos à linguagem e à surdez, procurando entender as condições que afetam a formação da subjetividade de A. D. R., a professora surda que inspirou sua pesquisa. O planejamento e a estrutura das aulas ministradas por A. D. R. constituem o foco do segundo capítulo, e o terceiro recupera a história da surdez para mostrar como nela se insere a professora. Para isso, a autora analisa duas de suas aulas, a fim de situar as estratégias de mediação e a construção das interações com seus alunos ouvintes. Nas considerações finais, a autora explica as consequências pessoais e coletivas do trabalho de A. D. R., propondo uma reflexão sobre a subjetividade e a surdez.

Autor: Marília da Piedade Marinho Silva
Editora: Plexus
Páginas: 144
Dimensões: 21 x 14cm



EM FALTA

Índios Surdos

Índios Surdos


Mapeamento das Línguas de Sinais do Mato Grosso do Sul

Sinopse: A autora é brasileira, surda e descendente de indígenas. Em sua dissertação de mestrado ela percorre comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul em busca de Línguas de Sinais emergentes. Acompanhá-la nessa jornada nos aproxima da humanidade como um todo. 

Autor: Shirley Vilhalva
Editora: Arara Azul 



COMPRE JÁ

Intérprete de Libras


Em Atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Sinopse: A autora apresenta uma série de estudos realizados com intérpretes de Libras em "bidocência": presença simultânea da professora regente de classe e de intérpretes em salas de aula com crianças surdas. Contempla o leitor com fundamentos teóricos, fatos e comentários de professores regentes e de intérpretes, contribuindo para uma séria reflexão acerca da construção de uma escola bilíngue no ensino regular. Leitura indispensável a intérpretes de Libras, gestores, professores, pais e demais envolvidos em educação de surdos

Autor: Cristina Broglia Feitosa de lacerda
Editora: Mediação
Páginas: 96
Dimensões: 23 x 15,4 x 0,8 cm



EM FALTA

Intérprete de Libras

Intérprete de Libras


Sinopse: O material foi desenvolvido com o objetivo de introduzir conceitos e questões relativas à área da interpretação e tradução em Libras. Ele mapeia a natureza da atividade de interpretação, suas características e desafios, além de despertar o intérprete para a necessidade do conhecimento das estruturas linguísticas na atividade de interpretação. Através deste curso, conhecemos os sistemas de grafia para a língua de sinais e sua utilidade na tradução em Libras, identificamos a relevância da tradução e interpretação para a evolução da Libras enquanto língua e refletimos sobre a adequação necessária da interpretação ao gênero discursivo, estabelecendo diretrizes para tal tarefa. Também é apresentada a tradução como um conceito fundamental, que atravessa o ato interpretativo. Além disso, é possível traçar o panorama de atuação do profissional, bem como identificar os requisitos e características básicas de cada área. Com este material, os profissionais estarão munidos de orientações práticas para o desenvolvimento da atividade de interpretação e tradução. Fica estabelecido o tão desejado vínculo entre prática e teoria no campo da tradução e interpretação em Libras!

Autor: Flávia Valente; Cristiane Seimetz Rodrigues
Editora: Iesde
Dimensões: Livro digital



EM FALTA

LIBRAS

LIBRAS


A Imagem do Pensamento

Sinopse: Libras A Imagem do Pensamento é uma obra completa em 3 volumes, totalmente ilustrada e produzida por renomados especialistas. Cada livro apresenta um método simples e didático, com o intuito de estimular o aprendizado e a prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim autonomia e cidadania às pessoas surdas. 

Autor: Sueli Ramalho Segala, Catarina Kiguti Kojima 
Editora: Escala
Páginas: 210
Dimensões: 20 x 25 cm



EM FALTA

Libras

Libras


Conhecimento Alem dos Sinais

Sinopse: Prefácio; Apresentação; Agradecimentos; As línguas de sinais: sua importância para os Surdos; Língua brasileira de sinais - Libras: direito dos Surdos brasileiros; Aspectos linguísticos da língua brasileira de sinais; Ensino da língua brasileira de sinais; Referências; Índice remissivo; Sobre os autores.

Autor: Maria Cristina da Cunha Pereira, Daniel Choi, Maria Inês Vieira, Priscila Gaspar, Ricardo Nakasato
Editora: Pearson Education - Br
Páginas: 144
Dimensões: 23 x 16 cm



COMPRE JÁ

Libras


Sinopse: Língua brasileira de sinais, mais conhecida como Libras, é a língua usada pela comunidade surda brasileira, que inclui tanto pessoas surdas, como outros interessados, como você. A Libras, usada em todo o território nacional, é uma língua reconhecida por meio da lei e por todos os seus usuários. A Libras é visual-espacial, ou seja, acontece no corpo e é vista pelos seus interlocutores. É diferente da língua que você fala e escuta, mas traduz, por meio de combinações linguísticas, toda a complexidade inerente a uma língua. As mãos, os movimentos do corpo, as expressões faciais compõem as palavras em forma de sinais e sentidos. Este livro é um convite a conhecer a Libras e a ensaiar alguns movimentos com o seu corpo para compor significados. Libras objetiva dar um panorama sobre a língua brasileira de sinais, considerando a disciplina de Libras no contexto das licenciaturas e do curso de fonoaudiologia. A disciplina também está sendo oferecida como optativa/eletiva em cursos da área da saúde. Dessa forma, o livro foi pensado para responder a essas aplicações, dentro da proposta da coleção “Linguística para o ensino superior”, da Parábola Editorial.

Autor: Ronice Müller De Quadros
Editora: Parábola Editorial
Páginas: 184
Dimensões: 22,6 x 15,2 x 1,6 cm



EM FALTA

Libras em Contexto

Libras em Contexto


Curso Básico - Livro do Estudante

Sinopse: O livro Libras em Contexto do Aluno visa ampliar o universo do conhecimento dos interessados no aprendizado da Libras e colaborar para sua organização em todos os estados, além de provocar novos estudos e pesquisas que trarão como conseqüência a elaboração de outros materiais.

Autor: Felipe, Tanya Amara
Editora: Wallprint
Páginas: 204



EM FALTA

Libras – Língua Brasileira de Sinais

Libras – Língua Brasileira de Sinais


A Imagem do Pensamento

Sinopse: Este livro é resultado de décadas de trabalho em busca de possibilidades de socialização dos surdos. No início, já bem distante no tempo, fizemos a “tradução” de palavras e frases da Língua Portuguesa para a Libras a serem publicadas em forma de revista. Ao longo de muitos anos esse material foi utilizado por comunidades e familiares de surdos em todo o território nacional. Acreditamos que lhes tenha sido útil.

Autor: Sueli Ramalho Segala e Catarina Kiguti kojima
Editora: Escala
Páginas: 402
Dimensões: 29,5 x 21 cm



COMPRE JÁ

Libras?


Que língua é essa? 

Sinopse: Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo. O leitor encontrará aqui um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade. O que se espera é poder chegar a um novo olhar, a uma nova forma de narrar a(s) realidade(s) surda(s).Dada a amplitude das preocupações aqui delineadas, o livro pode alcançar diferentes públicos: surdos, ouvintes, leigos, profissionais da surdez, estudantes, professores ou simplesmente curiosos.

Autor: Audrei Gesser                       
Editora: Parábola 
Páginas: 88
Dimensões: 23 x 15,6 x 0,8 cm



EM FALTA

Língua de Sinais

Língua de Sinais


Instrumentos de Avaliação

Sinopse: Língua de sinais: instrumentos de avaliação auxilia os profissionais a identificar o nível de desenvolvimento linguístico nos sujeitos surdos. Contribui também para reconhecer padrões linguísticos alterados e selecionar as estratégias adequadas para a estimulação e o desenvolvimento da língua. As autoras oferecem o primeiro recurso completo especialmente produzido para avaliar e investigar o processo de aquisição da língua de sinais, o Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais (IALS). O livro apresenta passo a passo as atividades avaliativas, e o DVD que o acompanha inclui vídeos demonstrativos e fichas de atividades a serem impressas.

Autor: Ronice Müller de Quadros, Carina Rebello Cruz
Editora: Artmed
Páginas: 160
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Língua de Sinais Brasileira

Língua de Sinais Brasileira


Estudos lingüisticos

Sinopse: Neste livro Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp, que estão entre os melhores tradutores da língua de sinais brasileira em nosso País, descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Superando a dificuldade inerente à tradução e à transcrição dos sinais, as autoras oferecem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise e uso da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com o objetivo de que o leitor pudesse ter idéia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal. 

Autor: Ronice Müller de Quadros, Lodenir Becker Karnopp
Editora: Artmed
Páginas: 221
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Linguagem das Mãos

Linguagem das Mãos


Sinopse: Pe. Eugênio Oates, missionário redentorista, apresenta com Linguagem das Mãos um dicionário ilustrado com cerca de 1300 palavras e expressões, na linguagem gestual, resultado de muita pesquisa, depoimentos e convivência com surdos por todo o território nacional. Este trabalho exaustivo e abnegado certamente será uma grande ajuda para melhor comunicação e entrosamento social de pessoas surdas e mudas.  

Autor: Eugênio Oates 
Editora: Santuário 
Páginas: 325
Dimensões: 15,5 x 22,5 cm



EM FALTA

Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos

Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos


Ideologias e Práticas Pedagógicas

Sinopse: Este livro, ao tratar de linguagem e letramento na educação dos surdos, propõe questões, sobretudo aos ouvintes, e crava fundo nossa vergonha pelo  desconhecimento do outro. Na verdade, é que a surdez tem socialmente uma marca depreciativa e pejorativa que se traduz no estigma e no preconceito em  relação a seus portadores. Ao falar em letramento, este livro de Paula Botelho revela-nos,sem nenhuma complacência com o leitor, já que nos traz a  experiência viva de surdos - que o, aparentemente, silencioso ato da leitura e sua aprendizagem é mais do que decifrar signos e para os surdos é,  muitas vezes, uma perda de sentidos e significados inimaginável, já que diversas práticas alimentam neles a ilusão da compreensão. 

Autor: Paula Botelho
Editora: Autentica
Páginas: 160
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Linguagem e Surdez

Linguagem e Surdez


Sinopse: A autora apresenta uma obra acessível e, ao mesmo tempo, teoricamente sobre a aquisição da linguagem em indivíduos com surdez, e, mais  especificamente, sobre a aquisição da escrita do português por alunos surdos. Ao definir linguagem e ao descrever o processo de aquisição da  linguagem, a autora foi cuidadosa com o uso do jargão lingüístico, convidando o leitor que não está familiarizado a compartilhar das informações  apresentadas sem encontrar dificuldades. 

Autor: Eulalia Fernandes 
Editora: Artmed 
Páginas: 155
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Livro de Libras

Livro de Libras


No Caminho Rumo à Inclusão

Sinopse: Para integrar estudantes portadores de necessidades especiais a turmas regulares, são necessários dedicação e preparo. No que se refere aos deficientes auditivos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o ponto de partida para aproximar alunos surdos e ouvintes. Aqui você encontra sugestões de atividades, dicas e opiniões de especialistas para colocar em prática a Inclusão! " 50 Atividades para trabalhar a língua dos sinais em sala de aula. Livro capa dura, novo plastificado. Loc: educação especial.

Autor: Editora Nova Leitura
Editora: Editora Nova Leitura
Páginas: 128
Dimensões: 27 x 21 cm



EM FALTA

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais


Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas Com Surdez

Sinopse: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. 

Autor: Mary Lopes Esteves Frizanco, Flaviana Borges da Silveira Saruta, Márcia Honora
Editora: Jc Representações 
Páginas: 352
Dimensões: 28,5 x 20,5 cm



EM FALTA

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais 

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais 


Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas com Surdez

Sinopse: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Surdez) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. 

Autor: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco
Editora:  Ciranda Cultural
Páginas: 335
Dimensões: 20 x 28 cm



EM FALTA

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais


Sinopse: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e Surdos. 

Autor: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco
Editora: Ciranda Cultural / Jc
Páginas: 335
Dimensões: 20,5 x 28,5 cm



EM FALTA

Material de Apoio para o Aprendizado de Libras

Material de Apoio para o Aprendizado de Libras


Sinopse: Para que o aluno alcance um nível razoável em seu desempenho comunicativo, precisará ter o desejo e a oportunidade de se comunicar em LIBRAS. As orientações metodológicas e os princípios gerais, que nortearão o ensino e a aprendizagem dessa língua, encontram-se nesta obra.

Autor: Dos Santos Figueira, Alexandre
Editora: Phorte
Páginas: 338
Dimensões: 28 x 21 cm



EM FALTA

O Ouvinte e a Surdez

O Ouvinte e a Surdez


Sobre Ensinar e Aprender a Libras

Sinopse: O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez. Mútuo desconhecimento! Do ouvinte - que convive com um mundo que desconhece - e da surdez - que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige dedicação e envolvimento. As razões que nos levam a entrar em contato com o universo surdo podem ser de ordem prática, profissional, intelectual ou sentimental. Fazer o movimento de aprender a libras é uma bela forma de experimentar outras relações e de construir outras identidades. Há um provérbio que diz que se vive uma nova vida a cada nova língua que se fala: se você sabe somente uma língua, você vive somente uma vez. Então, permita-se viver usando as mãos e abrindo os olhos para esse aprendizado e para esse mundo visual. Para compreender o cenário pedagógico de ensino de língua minoritária, é de grande valia saber quem é o professor surdo que se engaja em práticas sociais voltadas para o ensino da libras. Seriam suas histórias de formação e de oportunidades as mesmas de um professor de línguas orais prestigiadas? Quais desafios e barreiras esses professores surdos precisam enfrentar? Quais suas angústias? O que está em jogo no ensino? Em suma, o que os alunos ouvintes deveriam saber para entender a atmosfera de ensino na perspectiva e segundo a subjetividade do professor?

Autor: Gesser, Audrei
Editora: Parábola Editorial
Páginas: 191
Dimensões: 23 x 15,5 cm



EM FALTA

O que todo Pedagogo Precisa Saber sobre Libras

O que todo Pedagogo Precisa Saber sobre Libras


Sinopse: Visando expor sobre o assunto de modo claro, sem abandonar o rigor científico, 'O que todo pedagogo precisa saber sobre Libras' é construído por meio de uma análise bibliográfica, pelas quais algumas das consideradas principais questões sobre Libras são abordadas. Nesse sentido, procura-se abordar desde aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, como questões legais, até a organização do espaço escolar de modo multifacetado, multicultural e bilíngue.

Autor: Eduardo de Campos Garcia
Editora: Schoba
Páginas: 92
Dimensões: 23 x 16 cm



EM FALTA

Ouvindo o Silêncio

Ouvindo o Silêncio


Surdez, Linguagem e Educação  

Sinopse: Esta obra se destina a educadores e pais interessados em conhecer e compreender um pouco mais a vida de um surdo profundo e dos desafios que ele  enfrentou para alcançar a formação universitária e uma profissão. O panorama teórico desvelado por Ângela Carrancho somado ao relato de Armando  Nembri torna esta obra chocante e inédita no sentido de trazer ao público leitor, pela escrita do próprio sujeito surdo e de uma de suas mestras, a  necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem. 

Autor: Armando Guimarães Nembri, Angela Carrancho da Silva 
Editora: Mediação
Páginas: 136
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Surdez

Surdez


Aquisição da Linguagem e Inclusão Social

Sinopse: A autora apresenta esta obra fundamentada nos referentes teóricos que tratam da surdez enfocada a partir da visão de educação especializada, de educação inclusiva, da família e da participação em Fonoaudiologia. A primeira parte deste trabalho destaca o histórico e as filosofias educacionais de educação do Surdo, com enfoque maior na Filosofia Oralista, seguida do Método Audiofonatório ou "Perdoncini". A segunda parte aborda a aquisição da linguagem pelo Surdo, onde faz uma ponte com a aquisição da linguagem pelo ouvinte e, finalmente, a terceira parte focaliza a participação da família e o papel da escola para que o Surdo seja incluído como um todo. 

Autor: Rachel de Carvalho Pereira
Editora:  Revinter
Páginas: 108
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Surdez & Educação

Surdez & Educação


Sinopse: Este livro faz parte da Série Temas & Educação, voltada para educadores, pesquisadores e estudantes. Sobre a proposta deste livro, a autora diz: “Não  nego a falta de audição do corpo surdo, porém desloco meu olhar para o que os próprios surdos dizem de si quando articulados e engajados na luta por  seus direitos de se verem e de quererem ser vistos como sujeitos surdos, e não como sujeitos com surdez. [...] Rompendo com as interpretações e os  usos fundados em bases clínicas e em bases que a declaram uma anormalidade, a surdez, vista como presença de algo (e não a falta de algo),  possibilita outras formas de significação e de representações de surdos.” 

Autor: Maura Corcini lopes
Editora: Autentica
Páginas: 104
Dimensões: 13 x 21 cm



EM FALTA

Surdez Cognição Visual e Libras

Surdez Cognição Visual e Libras


Estabelecendo Novos Diálogos

Sinopse: O livro 'Surdez, Cognição Visual e Libras' visa romper lacunas conceituais, técnicas e atitudinais decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes, principalmente dos familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual.

Autor: Luiz Albérico Falcão
Editora: Luiz Albérico
Páginas: 388
Dimensões: 29,8 x 21,2 cm



EM FALTA

Surdez e Bilingüismo  

Surdez e Bilingüismo  


Sinopse: A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais. 

Autor: Eulalia Fernandes 
Editora: Mediação
Páginas: 104
Dimensões: 16 x 23 cm



EM FALTA

Surdez e Libras

Surdez e Libras


Conhecimento em suas Mãos

Sinopse: Este livro tem como objetivo orientar profissionais, que lidam com surdos, para uma atuação mais eficaz no que se refere a sua educação. O intuito é abranger o olhar destes profissionais em relação à surdez com temas relevantes, possibilitando se (re)pensar quanto a abrangência e atuação deste tema.

Autor: Michelle M. Carmozine e Samanta C. C. Noronha
Editora: Hub Editorial
Páginas: 112
Dimensões: 23 x 16 cm



EM FALTA

Surdez e Linguagem 

Surdez e Linguagem 


Aspectos e Implicações Neurolingüisticas 

Sinopse: Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)lingüísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. 

Autor: Ana Paula Santana
Editora: Plexus
Páginas: 272
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Surdos

Surdos


Educação, Direito e Cidadania  

Sinopse: A formação de uma sociedade para todos, em que as diferenças são consideradas e respeitadas, passa pela educação de qualidade e acessível a todos,  pela existência de direitos reconhecidos e pelo conhecimento das formas corretas para acessar tais garantias, como expressão de cidadania. Este livro  resgata a dignidade humana das pessoas surdas ao focar o processo histórico inclusivo deste segmento social por meio do realce à sua diferenciação,  sobretudo, linguística e cultural, do estudo de seus direitos elementares: educação, trabalho e saúde, além de analisar detalhadamente estes direitos  e os mecanismos jurídicos para efetivá-los, individualmente ou coletivamente. 

Autor: Edmarcius Carvalho Novaes
Editora: Wak 
Páginas: 188
Dimensões: 14 x 21 cm



EM FALTA

Surdos Qual a Escola

Surdos Qual a Escola


Sinopse: O livro defende a escola que os surdos querem, pensada por eles. Entende que a escola de surdos esta ameaçada porque a escola comum, sempre ou quase sempre desinformada da Libras, desequipada e desinformada para educar surdos, passou a ser vista estreitamente como se fora a única opção; e tragicamente, diversas escolas, especificamente preparada para educar os surdos, respeitando sua peculiaridade lingüistica, têm sido fechadas, numa afronta à sua língua, cidadania e cultura.

Autor: Nídia Regina Limeira de Sá 
Editora: Valer



EM FALTA

Uma Aventura Ecológica

Uma Aventura Ecológica


em Fernando de Noronha

Sinopse: Trancinha e seu primo Tony Topetudo vão passar as férias em Fernando de Noronha. Em uma noite silenciosa e enluarada, eles acabam encontrando uma pista que os levará a uma grande aventura: descobrem que as tartarugas marinhas estão sendo roubadas e acusam um fantasma pelo crime. Mas eis que surge o velho Capitão O-Biruta, um Ecopirata, que luta pela natureza e os convoca para juntarem-se a ele e solucionar o mistério das tartarugas desaparecidas. Os leitores-mirins aprenderão junto com os personagens a importância da consciência ecológica e um jeito diferente de se comunicar, já que Trancinha é uma garota muda que ensina a seu primo a Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

Autor: Beto Junqueyra
Editora: Planeta do Brasil 
Páginas: 80
Dimensões: 16 x 23 cm



54 livros(s) cadastrados.

Informações do Artigo:

Publicado: 28/05/17 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 46074

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/livros e a data de acesso.

Fale Conosco