Dia Nacional dos Surdos

Dia Nacional dos Surdos

Dia Nacional dos Surdos


No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional dos Surdos no Brasil. É um dia que celebra as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inclusão dos surdos na sociedade.


O que é o dia do surdo?


O Dia Nacional do Surdo é uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008 4.

Muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.


Por que 26 de setembro?


O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil.

Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II o Instituto Imperial de Surdos-Mudos. O professor francês Édouard Huet, também surdo, foi convidado a lecionar às crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade. As aulas eram ministradas em Língua de Sinais Francesa, o que resultou em uma forte influência na construção da Língua Brasileira de Sinais.

Hoje em dia o local ainda funciona, mas com um novo nome: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) 4. O INES dedica-se até hoje ao ensino bilíngue de pessoas surdas no Brasil.

26 de Setembro, Dia Nacional dos Surdos

Dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo. A data representa um movimento de resistência e de mobilização a favor da educação bilíngue. Antônio Campos conta um pouco dessa história, marcada pela proibição da língua de sinais nas salas de aula do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), através da Lei nº 3.198 de 1957. Fonte: TV UFMG


O dia 26 de setembro foi intituído como o Dia do Surdo por ser a data de inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, o INES, em 1857, no Rio de Janeiro. As professoras do ILES Silvana Araújo e Helaine Rampazzo e o interprete Erick Vieira foram convidados para participar do Ver Mais neste dia especial. Fonte: Ver Mais Londrina


Neste dia, em 1857, foi criada a primeira escola de surdos no Brasil, no rio de janeiro. Em Jundiaí a ATEAL, Associação Terapêutica de Estimulação auditiva e linguagem, é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação do deficiente auditivo, para incluí-lo na sociedade.*Matéria exibida REDAÇÃO TVE no dia 25/09/2015. Fonte: TVTEC Jundiaí