Using Visual Aids to Teach Mathematics: A Discussion About MathLibras
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas)).
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise dos vídeos produzidos no projeto MathLibras, vincula-do à Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os vídeos produzidos são referentes a conteúdos de Matemática básica, pensados para alunos surdos do Ensino Fundamental. O objetivo é descrever a utilização dos elementos visuais considerados centrais na produção do vídeo, desde a escrita do roteiro até a edição final, passando pelo processo de tradução e gravação. Foram analisados nove dos treze vídeos disponibilizados no canal, entre 2018 e 2019. Os principais resultados referem-se a inferências oriundas das discussões sobre os seguintes elementos visuais: protagonismo da Libras e posicionamento do ator surdo; utilização de imagens e animações; e inserção de legenda.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem