Outro Formato

REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO

Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research) 2022 PT (Português) ID libras.com.br #4754
zenodo.7470134
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research)).

Este artigo tem como objetivo refletir acerca dos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras a partir da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Nesse sentido, analisamos como se dá a constituição da linguagem nas línguas de sinais, já que em Benveniste, um dos elementos para a manifestação da linguagem é a realização vocal da língua. Para tanto, apresentamos uma abordagem teórica-reflexivo acerca da constituição da linguagem humana a partir dos estudos de Benveniste e como essa linguagem se apresenta nas línguas de sinais – LIBRAS. Essa relação entre línguas de sinais e linguagem aponta que a manifestação da linguagem por meio de uma língua sinalizada e a língua oral acontece de forma semelhante, pois ambas as modalidades possuem os elementos essenciais para proporcionar ao homem enunciar. Vale ressaltar que, embora Benveniste não faça menção às línguas manuais na sua teoria, deixa ferramentas capazes de nos fazer compreender como acontece a realização da linguagem nas línguas de sinais.

Como citar este trabalho

MACEDO, Jaqueline de Sousa. REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO. Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), 2022.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo