Outro Formato

OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS

Michelle Nave Valadão, Lillian Ferreira Rodrigues, Ana Rosa Lourenço, Beatriz Gomes Reis Clique em um nome para ver as publicações do autor
Americanae (AECID Library) 2016 PT (Português) ID libras.com.br #507
1787160820_OS_DESAFIOS_DO_ENSINO_E_APRENDIZAGEM_DA_.pdf
Baixar Nova aba

A partir da década de 90, o sistema educacional brasileiro vivenciou a abertura das escolas comuns para receber os alunos com deficiência na perspectiva da educação inclusiva. No entanto, até o momento, o caminho percorrido para a inclusão nos contextos educacionais tem se mostrado permeado de adversidades, devido à complexidade das dinâmicas envolvidas nos espaços escolares. Em relação aos surdos, destacamos a necessidade de estabelecimento de relações comunicativas por meio da LIBRAS a fim de que a escola se constitua em um ambiente propício ao desenvolvimento linguístico, social, cultural e educacional de todos os seus alunos. Frente a essas ponderações, o objetivo do artigo é descrever e analisar o processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS vivenciado por crianças ouvintes de uma escola inclusiva, respaldado nos princípios da abordagem comunicativa. Os resultados indicaram que a abordagem eleita foi pertinente ao ensino da língua, pois permitiu o desenvolvimento de habilidades comunicativas sem que as características da sua modalidade, que é visuo-espacial, fossem desconsideradas. No contexto escolar, a ação trouxe vários benefícios, pois incentivou a comunicação entre surdos e ouvintes, valorizou as diferenças e contribuiu para construção de um ambiente social saudável.

Como citar este trabalho

VALADãO, Michelle Nave; RODRIGUES, Lillian Ferreira; LOURENçO, Ana Rosa; REIS, Beatriz Gomes. OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS. Americanae (AECID Library), 2016.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo