O audiovisual para quem não houve: a relação dos surdos com a televisão e o cinema
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (OpenAlex / Repositório Aberto).
Resumo
Neste trabalho, analisa-se a relacao dos surdos com os meios audiovisuais, principalmente, a televisao e o cinema, partindo-se da problematica existente na educacao de surdos no Brasil, que traz, como consequencia, a dificuldade de compreensao da lingua portuguesa por parte desses individuos. O problema, segundo alguns autores, esta na desvalorizacao da Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelos professores. Sendo a LIBRAS a lingua materna dos surdos, ela precisa ser adquirida antes do portugues, mas isso nao acontece, resultando num grande contingente de surdos com dificuldades na compreensao de textos em lingua portuguesa. Como a maioria das informacoes que chegam aos surdos pela TV ou cinema vem na forma textual das legendas, cabe discutir o entendimento destas por esses individuos. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com quatro militantes surdos, que lutam pelos direitos do surdo na sociedade. Tambem foi entrevistada a presidente da Associacao de Pais e Amigos dos Deficientes da Audicao (APADA), Miriam Rangel, que nao e surda. Com isso, pode-se observar que a relacao com o audiovisual e marcada por uma perda importante de informacoes, ja que os recursos de inclusao nesses meios, como a legenda e a janela com interprete de LIBRAS, nem sempre estao presentes, ou, quando estao, nao sao totalmente compreendidos pelos surdos. Assim, alguns entrevistados sugerem a criacao de um canal de televisao especifico para o surdo, o que os segregaria ainda mais do contexto social abrangente. Para que isso nao ocorra, a melhor saida seria um maior foco e investimento em praticas eficazes de ensino da lingua portuguesa para os surdos, permitindo uma melhor integracao com a sociedade.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem