MINICURSO MATEMÁTICA E LIBRAS: UMA FORMA DE REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013).
Resumo
A inclusao de alunos surdos e um processo cada vez mais presente na realidade escolar, eles tem como lingua materna a Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS, lingua essa que foi oficializada, regulamentada e tornou-se disciplina obrigatoria nos Cursos de Licenciatura, cuja finalidade e capacitar professores para atuarem no ensino desses alunos. Os professores formados em anos anteriores a regulamentacao da Lei de LIBRAS e a criacao dessa disciplina enfrentam dificuldades em virtude da nao existencia em seus curriculos de graduacao de um espaco formal de aprendizagem da propria LIBRAS e de discussao de elementos importantes da educacao de surdos, como: cultura, lingua e historia. A fim de possibilitar aos docentes da area da Matematica um espaco de discussao sobre o ensino da Matematica para surdos, criou-se o Minicurso “Matematica e Libras” para abordar questoes metodologicas, aspectos historicos e linguisticos da educacao de surdos, bem como para trabalhar terminologias especificas dessa area na Lingua Brasileira de Sinais. O Minicurso ja foi ministrado em eventos da area e, em sua analise quantitativa, contou com cerca de trinta participantes que responderam a um questionario e relataram as experiencias obtidas no Minicurso. Como resultado, 63% deles nao haviam cursado a disciplina de LIBRAS, alem de afirmarem a importância desse espaco de discussao e reflexao para preencher lacunas na formacao academica. Em suma, e visivel a necessidade de criar programas de formacao continuada com essa tematica para preparar docentes da area de Matematica para atuar na educacao inclusiva.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem