Outro Formato

Distinção entre aspecto lexical e aspecto gramatical na Língua Brasileira de Sinais

UFPR Digital Collection (Federal University of Paraná) 2018 PT (Português) ID libras.com.br #5451
1787417511_Distin____o_entre_aspecto_lexical_e_aspe.pdf
Baixar Nova aba

verbos de estado, atividade, accomplishment e achievement, além das noções de perfectividade e imperfectividade.Posteriormente, foram apresentadas a uma informante surda cenas gravadas encenando as ações dessas sentenças com o intuito de coletarmos a interpretação e sinalização delas.Os dados obtidos por meio dessa pesquisa nos sugerem que o aspecto lexical e gramatical, na Libras indicam noções diferentes e são expressos de forma distinta por meio da composicionalidade aspectual, defendida por Smith (1991), mas estão estreitamente relacionados, impossibilitando identificação de traços exclusivos dos domínios.Além disso, observamos que para o aspecto há a manifestação de elementos que apresentam certo grau de iconicidade, como por exemplo os ideofones e a reduplicação, o que nos faz propor a aproximação da Libras com as línguas que possuem um sistema morfológico-ideofônico bem desenvolvido, como é o caso da Língua de Sinais Sueca descrita no trabalho de Bergman e Dahl (1994).

Como citar este trabalho

OLIVEIRA, Fernanda Alves. Distinção entre aspecto lexical e aspecto gramatical na Língua Brasileira de Sinais. UFPR Digital Collection (Federal University of Paraná), 2018.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo