Capítulo de Livro

MULHERES SURDAS NA PESQUISA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PROTAGONISMO ACADÊMICO

OpenAlex / Repositório Aberto 2026 PT (Português) ID libras.com.br #5815
1790307370_MULHERES_SURDAS_NA_PESQUISA__HIST__RIA__.pdf
Baixar Nova aba

Este artigo analisa a presença e o protagonismo de mulheres surdas na pesquisa, articulando história, memória, identidade, formação acadêmica e produção de conhecimento. O estudo, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, fundamenta-se em pesquisas sobre trajetórias de mulheres surdas, participação no movimento surdo, ingresso no ensino superior, atuação docente, ciência, narrativas autobiográficas e interseccionalidades de gênero, raça, etnia e surdez. Os trabalhos examinados evidenciam que mulheres surdas historicamente enfrentaram barreiras linguísticas, audismo, sexismo, invisibilização e restrições de acesso aos espaços acadêmicos. Ao mesmo tempo, revelam percursos de resistência e pioneirismo protagonizados por professoras, pesquisadoras, escritoras e lideranças surdas. A memória dessas trajetórias contribui para reconhecer mulheres surdas como produtoras de saberes e não apenas como objetos de investigação. Conclui-se que ampliar sua visibilidade acadêmica exige acessibilidade linguística, valorização da Libras, registro de suas histórias e fortalecimento de sua participação na ciência e na universidade contemporânea brasileira de forma efetiva hoje.

Como citar este trabalho

MARTINS, Francielle Cantarelli; NEVES, Sylvia Lia Grespan; FREITAS, Amanda Caroline Furtado; RANGEL, Gisele Maciel Monteiro; SILVEIRA, Luciane Cruz; BEZERRA, Giovana Cristina de Campos. MULHERES SURDAS NA PESQUISA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PROTAGONISMO ACADÊMICO. OpenAlex / Repositório Aberto, 2026.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

PROTAGONISMO, LIDERANÇA E REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE HOMENS SURDOS:...

Davi Pereira Silva; Valdicley Pereira Campos
Continuar Lendo