Artigo Científico

VESTIBULARES VÍDEO-GRAVADOS EM LIBRAS: UM NOVO MODO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR FEDERAL?

Luíz Renato Martins da Rocha, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista Educação Especial 2016 PT (Português) ID libras.com.br #484
VESTIBULARES VÍDEO-GRAVADOS EM LIBRAS: UM ....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Educação Especial).

O direito da pessoa surda à escolarização tem, ao longo das últimas duas décadas, impactado fortemente no crescimento de seu acesso ao ensino superior, antes restrito a uma pequena parcela da população. A vídeo-gravação de alguns vestibulares em Libras foi uma resposta às demandas da comunidade surda, que almeja a valorização de sua participação no meio acadêmico. O objetivo principal deste estudo foi investigar como os surdos que prestaram os vestibulares vídeo-gravados em Libras de duas universidades federais públicas, perceberam o atendimento às suas necessidades linguísticas. Para alcançar tal objetivo, lançamos mão da pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva e entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram traduzidas e categorizadas, identificando divergências e convergências presentes nos depoimentos. Os resultados nos mostram que os surdos ficaram satisfeitos com a vídeo-gravação da prova em Libras de ambas às universidades, e apontaram possíveis ajustes a serem feitos no sentido de melhorar ainda mais esse tipo de prova. Porém, o ingresso efetivo de surdos nas universidades brasileiras é baixo, indicando a necessidade de lutar pela melhoria da educação básica para uma preparação mais efetiva desses alunos, atendendo assim, suas necessidades linguísticas, culturais e pedagógicas.

Como citar este trabalho

ROCHA, Luíz Renato Martins da; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. VESTIBULARES VÍDEO-GRAVADOS EM LIBRAS: UM NOVO MODO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR FEDERAL?. Revista Educação Especial, 2016.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo