Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Debates em Ensino de Química).
Resumo
Neste trabalho pretendeu-se analisar a validação de uma sequência didática para o ensino e a aprendizagem do conceito de tensão superficial para alunos surdos, utilizando a experimentação e a pedagogia visual. Após o término das atividades, foram elaborados sinais em Libras para os conceitos tensão superficial e tensoativos. Os resultados indicaram que a sequência didática elaborada pode contribuir para o entendimento desses conceitos nas aulas de Química e que o papel do professor intérprete de Libras, bem como de uma pedagogia pautada no visual, é de suma importância nesse contexto. Os participantes surdos avaliaram a proposta de forma positiva, com destaque para a utilização dos recursos visuais, como imagens, Gifs, figuras, vídeos etc. Observou-se, ainda, a necessidade de ajustes para aplicações futuras, bem como a validação pela comunidade surda dos novos sinais propostos. Espera-se que as reflexões apresentadas possam estimular a produção de um maior número de ações voltadas à Educação Inclusiva e ao Ensino de Química.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem