Um Estudo sobre a formação lingüística dos instrutores de Libras em Palmas - Tocantins
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Portuguese National Funding Agency for Science, Research and Technology (RCAAP Project by FCT)).
Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida com o propósito de desvendar as dificuldades que levam\nos instrutores surdos de Palmas - Tocantins a terem um baixo rendimento no exame nacional\nde proficiência em LIBRAS, tendo em vista o problema do alto índice de reprovação dos\nsurdos tocantinenses no programa PROLIBRAS. Para tanto, precisou-se investigar a\nformação linguística dos educadores surdos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, na\ncondição de L1, em Palmas Tocantins. Foram coletados dados sobre os instrutores surdos na\ncapital do estado para detectar as deficiências linguísticas desses profissionais da LIBRAS na\ncidade, A coleta ocorreu por meio de filmagem da entrevista semi-estruturada de grupo, do\nlevantamento bibliográfico, e aplicação de questionário. A análise dos dados seguiu a linha de\npensamento sociolinguista, pois, levantou-se a hipótese de que os surdos do Tocantins\nfalavam uma variante linguística da Libras - uma variante próxima ao português sinalizado \nmodalidade que mistura a língua portuguesa e a língua de sinais, e com isso houve a\ndescoberta da existência de um isolamento lingüístico da comunidade surda do Tocantins,\nocasionando uma barreira de dificuldades na interpretação dos sinais mostrados durante o\nexame do PROLIBRAS. Ao final percebeu-se a necessidade da formação em nível superior\nda graduação em Letras/Libras para os instrutores surdos. Entendendo-se como fundamental\npara ultrapassar a visão do senso comum e desenvolver saberes aplicados ao ensino de Libras\nem Palmas-TO.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem