Artigo Científico

Tipos de memória, intermodalidade e cognição na atuação do tradutor intérprete de Língua de Sinais

Revista Primeira Escrita 2024 PT (Português) ID libras.com.br #4488
1787334563_Tipos_de_mem__ria__intermodalidade_e_cog.pdf
Baixar Nova aba

Os tipos de memória e o desenvolvimento de repertório em língua de sinais como língua adicional é o tema deste artigo, buscando compreender a intermodalidade e a cognição na atuação do tradutor e intérprete de Língua de Sinais (TILS). O objetivo foi compreender os tipos de memórias envolvidos neste trabalho, considerando o desenvolvimento do repertório linguístico em uma segunda língua de outra modalidade, e como objetivos específicos: identificar os tipos de memórias utilizados na atuação da interpretação simultânea; compreender os fatores cognitivos relacionados ao aprendizado de uma língua adicional de outra modalidade. Este artigo foi desenvolvido dando sequência a pesquisa iniciada no curso de especialização em Tradução e Interpretação de Libras Português, que teve como metodologia a observação de intepretações do Português para Libras de peças teatrais e uma entrevista realizada com umas das profissionais que atuou na peça. Observando a importância do uso da memória para este tipo de trabalho, analisamos as respostas da entrevistada. Concluímos que a aprendizagem de uma segunda língua ou língua adicional pode ocorrer de forma natural pelo convívio ou de forma controlada, o uso desta em ambientes sociais e profissionais requer estratégias cognitivas diferentes, e uma destas estratégias é o uso da memória, que podem ser divididas de acordo com a sua duração, função, conteúdo e/ou diretamente relacionada ao aprendizado de língua.

Como citar este trabalho

RAMOS, Raquel Delgado. Tipos de memória, intermodalidade e cognição na atuação do tradutor intérprete de Língua de Sinais. Revista Primeira Escrita, 2024.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo