Artigo Científico

Texto Metavisual (TMV) e seus elementos constitutivos no ENEM em Libras: uma análise de orquestração dos enunciados das videoquestões na perspectiva multimodal

João Batista Neves Ferreira, Denise Lino de Araújo, Shirley Barbosa das Neves Porto Clique em um nome para ver as publicações do autor
Contribuciones a las Ciencias Sociales 2024 PT (Português) ID libras.com.br #3925
Texto Metavisual (TMV) e seus elementos co....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Contribuciones a las Ciencias Sociales).

O presente artigo trata da multimodalidade nos aspectos constitutivos do Texto Metavisual (TMV), no ENEM em Libras, e sua orquestração em videoquestões sob a ótica da retextualização em uma perspectiva multimodal. O objetivo é identificar os elementos descritivos da retextualização na construção dos enunciados das videoquestões da prova do ENEM em Libras e assim relacionar esses processos, sob a ótica da multimodalidade e da multissemiótica, considerando as estratégias utilizadas e os recursos visuoespaciais mobilizados para a construção do exame em Libras videossinalizada, caracterizando os aspectos constitutivos enunciativos das videoquestões videossinalisadas sob a ótica da retextualização. Há recursos visuoespaciais que estão diretamente ligados à composição do texto metavisual como resultado dos processos de retextualização na mudança de língua da modalidade escrita da Língua Portuguesa para a modalidade videossinalizada em Libras e suas próprias estruturas enunciativas. Contextualizar a multimodalidade numa perspectiva da retextualização parte da necessidade de entender os elementos constitutivos da linguagem humana, falada, escrita e sinalizada. Para tais objetivos, respalda-se em Ribeiro (2021), Kress (2001), Dionísio (2008) e Kress e Van Leeuwen (2001). Esta se configura como pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva- interpretativa e exploratória, como também uma pesquisa documental digital, de acordo com a fonte de coletas de dados. Analisa-se uma questão e sua videossinalização para o ENEM pertencente a um corpus ampliado.

Como citar este trabalho

FERREIRA, João Batista Neves; ARAúJO, Denise Lino de; PORTO, Shirley Barbosa das Neves. Texto Metavisual (TMV) e seus elementos constitutivos no ENEM em Libras: uma análise de orquestração dos enunciados das videoquestões na perspectiva multimodal. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2024.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo