Outro Formato

Sistema de descrição paremológica da língua de sinais: um método para o registro de dados da língua de sinais em pesquisas linguísticas

LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas) 2024 PT (Português) ID libras.com.br #4180
1787330232_Sistema_de_descri____o_paremol__gica_da_.pdf
Baixar Nova aba

O presente trabalho tem como finalidade apresentar um método para o registro de dados da língua de sinais em pesquisas linguísticas, que denominamos como descrição paremológica. Retomando o aspecto da dupla articulação da linguagem humana de nossa tese, ampliamos e aprofundamos nossa compreensão sobre essa teoria e sua aplicação na língua de sinais, o que nos levou a criar uma metodologia específica para registrar, apresentar e comunicar dados linguísticos da língua de sinais. Para apresentar esse método, tomamos como base os dados da tese de Covezzi (2019) sobre os empréstimos linguísticos da Língua de Sinais Francesa na Libras. Selecionamos alguns sinais que evidenciam tal processo para compor a demonstração de metodologia que desenvolvemos e que agora se torna alvo desse nosso empreendimento enunciativo. Esperamos com isso adicionar conhecimento ao universo da pesquisa linguística da língua de sinais, somando aos recursos já conhecidos e consagrados mais uma metodologia ou recurso de registros de dados.

Como citar este trabalho

BENASSI, Claudio Alves. Sistema de descrição paremológica da língua de sinais: um método para o registro de dados da língua de sinais em pesquisas linguísticas. LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas), 2024.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo