Outro Formato

SINALIZAÇÃO DE TERMOS QUÍMICOS EM LIBRAS: NECESSIDADE DE PADRONIZAÇÃO

LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas) 2019 PT (Português) ID libras.com.br #1335
SINALIZAÇÃO DE TERMOS QUÍMICOS EM LIBRAS: ....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas)).

As terminologias científicas apresentadas aos alunos surdos carecem de sinalização oficial em dicionários da Língua Brasileira de Sinais, motivando trabalhos que promovam a discussão e criação desses termos em pequenos grupos. Visando a verificar similaridades e diferenças entre sinalizações para ÁTOMO e SUBSTÂNCIA, usados por diferentes grupos em Curitiba, e sinais publicados em trabalhos de pesquisa, procederam-se a entrevistas com um professor bilíngue, com tradutores e intérpretes de língua de sinais, a fim de caracterizá-los e compará-los nos parâmetros de execução de sinais. Evidenciou-se que todos os sinais são diferentes entre si, o que pode ocorrer devido ao intenso regionalismo observado na Língua Brasileira de Sinais, à falta de divulgação dos sinais e à realização dos trabalhos acadêmicos em conjunto com pequenos grupos da comunidade surda. Diante disso, a necessidade de padronização se baseia na melhoria do processo de aprendizagem e no melhor acesso a exames em larga escala, minimizando problemas decorrentes da troca de tradutores ou de professores.Palavras-chave: Sinais específicos. Ensino de surdos. Libras.

Como citar este trabalho

STADLER, João Paulo. SINALIZAÇÃO DE TERMOS QUÍMICOS EM LIBRAS: NECESSIDADE DE PADRONIZAÇÃO. LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas), 2019.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo