Artigo Científico

Relatos de mães ouvintes sobre os processos comunicativos com filhos surdos

Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Maria Lúcia Suzigan Dragone Clique em um nome para ver as publicações do autor
Temas em Educação e Saúde 2021 PT (Português) ID libras.com.br #4888
1787357847_Relatos_de_m__es_ouvintes_sobre_os_proce.pdf
Baixar Nova aba

Este estudo tem o objetivo de caracterizar os processos de comunicação entre mães ouvintes e filhos surdos no lar. Participaram deste estudo três mães ouvintes com filhos surdos em idade escolar. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas em áudio gravadas com as mães. Os resultados apontaram que as mães ouvintes fazem uso constante da linguagem oral e de gestos caseiros para se comunicarem com as crianças surdas e consideram os processos de comunicação satisfatórios, embora algumas vezes difíceis. A negação da condição de surdez encontra-se nas entrelinhas das respostas e revelou-se a expectativa de que as crianças venham a ouvir e falar para melhor se desenvolverem. Evidenciou-se que não houve menção pelas mães da possibilidade de comunicação por Língua de Sinais com seus filhos surdos, o que poderia favorecer o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem das crianças.

Como citar este trabalho

BOTTEON, Lidiane Augusta Ferrari; DRAGONE, Maria Lúcia Suzigan. Relatos de mães ouvintes sobre os processos comunicativos com filhos surdos. Temas em Educação e Saúde, 2021.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo