Produção de material didático para o ensino de português como segunda língua para surdos
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (The ESPecialist).
Resumo
Neste texto, apresentamos um projeto de elaboração de materiais didáticos para o ensino de português como segunda língua para surdos no ensino superior. Para a concepção do projeto e do material didático, são exploradas contribuições dos estudos sobre: bilinguismo e educação bi/ multilíngue (García; Woodley, 2015; Peluso; Lodi, 2023); letramentos (Carvalho; Castanheira; Machado, 2023; Silva, 2010; Papen, 2023); gêneros textuais (Bakhtin, 2006; Marcuschi, 2005); e Multimodalidade (Kress, 2003; Kress; van Leeuwen, 2001). No processo de elaboração do material, as professoras mapeiam diferentes práticas de letramento na universidade e em outros contextos, selecionam textos e elaboram atividades de leitura, escrita e de expansão dos recursos lexicogramaticais. Em seguida, os bolsistas do projeto atuam na tradução de conteúdos para a Libras, diagramação do material, inserção de elementos multimodais e edição dos vídeos. O material elaborado é composto por um livro em português com três unidades, no qual são incorporados vídeos em Libras.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem