Outro Formato

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E DE LIBRAS: TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL

Americanae (AECID Library) 2018 PT (Português) ID libras.com.br #1170
1787167201_PROCESSO_DE_ENSINO_APRENDIZAGEM_DE_PORTU.pdf
Baixar Nova aba

Esta pesquisa descreve o estudo de metáforas e de esquemas imagéticos presente na Libras como um recurso linguístico para o processo de ensino-aprendizado da Língua Portuguesa por alunos surdos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de análise de caso com abordagem qualitativa, analisamos sinais da Libras, classificadores, estratégias de ensino de português para surdos e propostas teóricas da Linguística Cognitiva sobre Teoria da Metáfora Conceptual. Foram estudadas relações metafóricas a partir da poesia “O Bicho” de Manuel Bandeira, em atividades de ensino de português para nove surdos, do Ensino Médio, da sala de recursos Professor Daniel Santos da Silva, Ciep 382 Aspirante Francisco Mega, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, o conhecimento desses processos cognitivos podem contribuir no procedimento de ensino-aprendizagem da Libras e do Português, consequentemente, na educação de surdos, pois possibilita a compreensão visual dos fenômenos linguísticos e colabora para o desenvolvimento do saber metalinguístico.

Como citar este trabalho

NUNES, Valéria Fernandes. PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E DE LIBRAS: TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL. Americanae (AECID Library), 2018.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo