PRÁTICAS DE ROBÓTICA NA PROMOÇÃO DA CULTURA MAKER PARA ALUNOS SURDOS NA EPT
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Políticas Públicas & Cidades).
Resumo
As práticas de Robótica vêm contribuindo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como estratégia de engajamento e envolvimento dos alunos nas atividades de ensino-aprendizagem. Essa perpectiva pode ser utilizada como elemento de promoção da cultura maker entre as pessoas surdas. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é verificar como o uso da Robótica pode promover a cultura maker para os alunos surdos na EPT. Para tanto, a estratégia metodológica baseou-se em uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa-ação, a qual considerou como técnica um levantamento teórico, o desenvolvimento de uma aplicação e um formulário via google forms. O período de realização das atividades aconteceu entre outubro de 2020 a agosto de 2021. Após a coleta os dados, os mesmos foram interpretados a partir da Análise Descritiva. Como resultado, observou-se um impacto positivo do material elaborado no processo de inclusão dos alunos surdos, principalmente, no que diz respeito a colocar em prática o conteúdo relacionado a Robótica pelo docente no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem