Políticas públicas de saúde na inclusão da pessoa com surdez em Santos
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas)).
Resumo
Tendo em vista que a inclusão das pessoas com deficiência é uma questão fundamental para a promoção de uma sociedade justa e igualitária, o presente estudo trata sobre as políticas públicas de saúde voltadas para a inclusão da pessoa com surdez em Santos. O objetivo geral foi compreender a percepção das pessoas com deficiência auditiva sobre as políticas públicas de saúde. Para tanto, foi necessário identificar as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas ao acessar os serviços de saúde na rede pública, analisar o nível de acessibilidade dessa rede para pessoas com surdez em termos de comunicação, recursos e sensibilidade, e entender as experiências e percepções das pessoas surdas em relação ao atendimento de saúde na rede pública. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa e exploratória, caracterizada por não se preocupar com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão do contexto do problema. Diante disso, verificou-se que as principais barreiras incluem a falta de intérpretes de LIBRAS, o desconhecimento dos profissionais de saúde sobre a cultura surda e a ausência de materiais educativos em formatos acessíveis. A análise dos dados permitiu concluir que é fundamental a formação contínua dos profissionais de saúde em LIBRAS e em práticas inclusivas, além da implementação de políticas que garantam a disponibilidade de intérpretes em todos os níveis do sistema de saúde.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem