Artigo Científico

Políticas Públicas de Inclusão e Capacitação do Profissional de Libras na Educação Básica

Espedita Micaelle Barbosa da Silva, Juliana Iraci Gomes da Rocha Santos Clique em um nome para ver as publicações do autor
ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 2023 PT (Português) ID libras.com.br #2728
idonline.v17i69.3917
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA).

Esta é uma pesquisa qualitativa por revisões bibliográficas, artigos, livros e site referente às políticas públicas de inclusão e capacitação de profissional de libras (professor, intérprete e especialista do AEE) no ensino regular. Essa pesquisa dar início com o contexto histórico da educação do surdo no Brasil, buscando compreender suas origens. Trazendo também os avanços nas leis com todas as lutas e resistências a educação dos surdos ganhou uma nova etapa da história com a legalização da lei n° 10.436/2002, que reconhece a libras como meio legal de comunicação entre a comunidade surda brasileira, e o decreto n° 5.626- que modifica a realidade educacional existente, onde exigiu as escolas bilingues. Dando uma e face maior na qualificação do profissional, nos recursos pedagógicas, no ambiente escolar apropriado para a melhor qualificação desses estudantes. Essa pesquisa ampara a necessidade de garantia e assegurar os direitos da comunidade surda, apontando as dificuldades e as políticas públicas existentes que assegura os direitos, através da LDB (Lei de diretrizes e bases da educação nacional.), buscando trazer a importância do profissional e do intérprete de libras para a educação brasileira e as dificuldades que os docentes enfrentam para atuar em sala de aula. Com tudo foi possível analisar que fazer-se necessário maior qualificação para os profissionais de Libras, mais investimentos para materiais pedagógicos, mais investimentos na estruturação do ambiente escolar que esses alunos estão inseridos e mais recursos tecnológicos para qualificação desses alunos e docentes.

Como citar este trabalho

SILVA, Espedita Micaelle Barbosa da; SANTOS, Juliana Iraci Gomes da Rocha. Políticas Públicas de Inclusão e Capacitação do Profissional de Libras na Educação Básica. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, 2023.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo