Artigo Científico

Panorama das línguas de sinais no Brasil: Libras, línguas de sinais emergentes e variedades comunitárias

Cadernos Cajuína 2026 PT (Português) ID libras.com.br #3185
Panorama das línguas de sinais no Brasil: ....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Cadernos Cajuína).

O panorama das línguas de sinais no Brasil caracteriza-se por uma configuração sociolinguística complexa, que ultrapassa a centralidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto língua oficialmente reconhecida. Embora a Libras desempenhe papel fundamental nas políticas públicas e nos sistemas educacionais voltados à população surda, observa-se a coexistência de línguas de sinais emergentes e de variedades comunitárias desenvolvidas em contextos socioculturais específicos, frequentemente invisibilizadas pelas políticas linguísticas nacionais. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as línguas de sinais no Brasil a partir de uma perspectiva teórica que articula contribuições da linguística das línguas de sinais, da sociolinguística e dos estudos surdos, problematizando os efeitos da hegemonia da Libras sobre a diversidade linguística existente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, fundamentada na análise de produções acadêmicas nacionais e internacionais, bem como de dispositivos legais que orientam as políticas linguísticas brasileiras. Os resultados evidenciam que, embora a institucionalização da Libras represente um avanço significativo para os direitos linguísticos da população surda, ela também pode produzir processos de padronização e hierarquização linguística, contribuindo para o apagamento de línguas de sinais emergentes e variedades comunitárias. Conclui-se que o reconhecimento da diversidade das línguas de sinais é condição essencial para a formulação de políticas linguísticas e educacionais mais inclusivas, capazes de respeitar as trajetórias linguísticas e identitárias das diferentes comunidades surdas no Brasil.

Como citar este trabalho

ESPINDOLA, Amarildo João; TOLEDO, Antonio Mateus; FABRíCIO, Rivael Mateus; ALMEIDA, Leonardo Adonis de; ARAúJO, Ramon Dias de; GIANOTTO, Adriano de Oliveira. Panorama das línguas de sinais no Brasil: Libras, línguas de sinais emergentes e variedades comunitárias. Cadernos Cajuína, 2026.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo