Onomástica em Libras
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (PONTES EDITORES eBooks).
Resumo
A obra Onomástica em Libras reúne trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras brasileiras, surdos e ouvintes, que se dedicam aos estudos da Antroponímia (estudo dos nomes próprios de pessoas), Toponímia (estudo dos nomes próprios de lugares), Onionímia (estudo dos nomes próprios de marcas, produtos e estabelecimentos comerciais), Teonímia (estudo dos nomes próprios de deuses e divindades religiosas em diferentes culturas) e Zoonímia (estudo dos nomes próprios de animais de estimação). A obra é pioneira no Brasil nessa temática e abre espaço para outros estudos onomásticos em línguas de sinais. Além do texto de abertura (assinado pelos organizadores), há outros 16 capítulos que apresentam, numa relação entre língua e cultura, os processos de nomeação (de pessoas, de lugares, de animais etc.) na perspectiva da pessoa surda.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem