Artigo Científico

O preconceito linguístico e a Língua de Sinais

Márcio Jean Fialho de Sousa, Bruno Lutianny Fagundes Monção Clique em um nome para ver as publicações do autor
Interfaces 2019 PT (Português) ID libras.com.br #5195
1787408459_O_preconceito_lingu__stico_e_a_L__ngua_d.pdf
Baixar Nova aba

O aspecto mais importante em um processo de comunicacao e a compreensao da mensagem transmitida. Nesse sentido, nao importa a maneira como a mensagem foi veiculada, mas como ela foi recebida e processada pelos interlocutores. Mesmo diante desta constatacao, ainda existe uma preocupacao exagerada acerca do uso da lingua a partir de seus parâmetros gramaticais. O problema em focar as regras gramaticais no ensino de linguas e a excessiva cobrancas de professores para o uso destas e que esta estrategia, muitas vezes, causa constrangimento aos aprendizes mediante aos frequentes “erros” e tambem aquelas pessoas menos escolarizadas na sociedade, podendo vir a gerar o fenomeno social denominado por Marcos Bagno (2008) como preconceito linguistico . Deste modo, o objetivo deste artigo e problematizar a variacao linguistica presente tanto na lingua oral como visual, dando enfase a Libras, a fim de demonstrar o quanto o preconceito linguistico pode ser uma das formas mais sutis e perversas da exclusao social.

Como citar este trabalho

SOUSA, Márcio Jean Fialho de; MONçãO, Bruno Lutianny Fagundes. O preconceito linguístico e a Língua de Sinais. Interfaces, 2019.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo