Artigo Científico

O coral de libras como estratégia de promoção da visibilidade e difusão da língua de sinais em Belém

Herminio Tavares Sousa dos Santos, Ivanilde Apoluceno de Oliveira Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista InCantare 2024 PT (Português) ID libras.com.br #4219
1787330613_O_coral_de_libras_como_estrat__gia_de_pr.pdf
Baixar Nova aba

Este artigo objetiva analisar a importância das iniciativas de organização dos corais de Libras para a difusão desta língua em Belém-PA. O trabalho está fundamentado teoricamente nas análises de Lulkin (1997/2000/2005) sobre as expressões culturais como práticas de controle do corpo surdo e no trabalho de Dussel (1993) sobre a figura da colonização na constituição do mito da modernidade. Metodologicamente a pesquisa está caracterizada como uma pesquisa de campo e documental, de abordagem qualitativa. São sujeitos da pesquisa dois professores surdos precursores dos cursos de Libras oferecidos amplamente ao público. Os dados foram produzidos a partir de narrativas de vida (Bertaux, 2010), coletadas através de entrevistas não-estruturadas, tendo sido tratados e analisados a partir das categorização (Oliveira, 2011) como uma técnica de análise do conteúdo. Como resultados, destacam-se a identificação da organização de um coral de Libras composto integralmente por surdos, bem como a revisão das bases analíticas sobre os corais de Libras como instrumentos de controle do corpo surdo, situando o caráter colonizador de que eram revestidas essas ações, e a reflexão sobre uma inversão epistemológica possível. Em síntese, trata-se de uma luta por reconhecimento que está diretamente ligada à luta pela visibilidade progressiva da língua de sinais.

Como citar este trabalho

SANTOS, Herminio Tavares Sousa dos; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. O coral de libras como estratégia de promoção da visibilidade e difusão da língua de sinais em Belém. Revista InCantare, 2024.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo