O conhecimento e domínio dos professores da rede pública e privada sobre a Libras
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (OpenAlex / Repositório Aberto).
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso mostra que, em 1857, com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), foi possível criar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); e que avanços significativos ocorreram em relação a inclusão do aluno surdo. Ele apresenta que as escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, pois é através da língua de sinais que os surdos se comunicam com o mundo e constroem conhecimento sobre ele. Por esta razão, foi realizada esta pesquisa que se faz relevante, pois aponta por parte dos professores da rede pública e privada do Rio de Janeiro o conhecimento da Libras, mas a ausência do domínio desta. Por não haver uma metodologia pronta para uma prática pedagógica eficaz para os alunos surdos, se faz então necessária a interação e uma comunicação de toda a comunidade escolar para que venha contribuir com o ensino/aprendizagem destes discentes. Devido aos desafios encontrados para o processo de inclusão dos alunos surdos, por falta de interação com os ouvintes, percebe-se que há a necessidade de ofertar capacitações para os professores regentes e a contratação dos tradutores e intérpretes de Libras. Tendo também a comunidade surda adulta neste processo de inclusão.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem