Motivações/orientações para o aprendizado de Libras por ouvintes: um estudo de caso
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades).
Resumo
Este trabalho e parte integrante do projeto de pesquisa Libras e Ensino e tem por objetivo apresentar um estudo de caso que discute possiveis motivos que levaram academicos, familiares de surdos, professores da rede basica e outros profissionais a se inscreverem em Cursos Basicos de Lingua Brasileira de Sinais - Libras, oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no primeiro e segundo semestre do ano de 2018. Os dados aqui apresentados foram coletados por meio de questionarios entregues aos participantes. A analise realizada levou em conta a Analise Textual discursiva, bem como as orientacoes motivacionais apresentadas por Dornyei (1998). Como resultados, foi possivel perceber que as motivacoes relacionadas ao aprendizado de uma lingua de sinais podem diferir daquelas relacionadas as linguas orais. Alem disso, evidenciar tais motivacoes pode ser util na preparacao e organizacao de cursos de Libras como segunda lingua para ouvintes.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem