Artigo Científico

METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS): A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA CULTURAL SURDA

Érica Ferreira Melo, Eduardo Borges Goulart Neto, Maria de Lara Melo Silva Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista Campo da História 2024 PT (Português) ID libras.com.br #4052
METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS (AS)....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Campo da História).

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar e discutir sobre as propostas metodológicas da didática cultural dos surdos, capazes de valorizar as especificidades linguísticas, pedagógicas, sociais e políticas dos surdos, reconhecendo-os como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem das instituições de ensino que eles fazem parte. Compreendemos que o surdo não pode ter um ensino pautado nas mesmas atribuições da didática dos ouvintes, torna-se necessário que o professor, surdo ou ouvinte desenvolva as etapas de seu trabalho docente (planejamento, objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação da aprendizagem) pautadas em uma didática que seja capaz de valorizar a cultura surda, ou seja uma didática cultural surda. Ressaltamos que o ensino da didática cultural dos surdos, não irá defini-los como um deficiente ou como incompleto, mas como diferente, um sujeito que irá viver e atuar no mundo por meio de suas experiências visuais. Ao propor uma didática cultural surda, torna-se necessário em um primeiro momento discutir sobre quem são os surdos, sobre as suas especificidades, como reconhecê-los, como sujeitos com cultura (s) própria (s), com trajetória histórica, geralmente, marcada pela exclusão e a imposição da cultura dominante ouvinte e, com uma língua visuoespacial. A partir destes aspectos, ressaltamos o surdo como sujeito histórico, cultural e com uma língua própria, no caso específico do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, ancorados nos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizamos essa pesquisa. A partir das reflexões em torno da temática referida reafirmamos a importância e a necessidade do desenvolvimento de uma didática cultural surda para os alunos surdos.

Como citar este trabalho

MELO, Érica Ferreira; NETO, Eduardo Borges Goulart; SILVA, Maria de Lara Melo. METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS): A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA CULTURAL SURDA. Revista Campo da História, 2024.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo