Artigo Científico

Investigação sobre a produção de sinais em LIBRAS: Uma revisão sistemática de literatura em glossários técnicos

Rafael Pinto Granada, Regina Bärwaldt, Luiz Oscar Homann de Topin Clique em um nome para ver as publicações do autor
RENOTE 2021 PT (Português) ID libras.com.br #2004
1787174727_Investiga____o_sobre_a_produ____o_de_sin.pdf
Baixar Nova aba

O artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática para investigaras tecnologias utilizadas na implementação de glossários técnicos, assim como os critérios de acessibilidade e os métodos para elaboração de sinais em LIBRAS. A pesquisa foi realizada a partir da análise das publicações realizadas num período de 4 anos nas bases de dados: ACM, Redalyc, IEEE Xplore, BDTD, Portais de periódicos CAPES, SBIE e UFSC. Como resultado emergiu-se uma amostra final de 23 trabalhos, a qual indicou que as implementações em glossários técnicos para surdos necessitam de mais estudos, principalmente sobre o uso de novas tecnologias, recursos de acessibilidade alternativos como animações em línguas de sinais ou utilização de datilologia na forma escrita, além do emprego de fichas terminológicas para registro dos sinais produzidos.

Como citar este trabalho

GRANADA, Rafael Pinto; BäRWALDT, Regina; TOPIN, Luiz Oscar Homann de. Investigação sobre a produção de sinais em LIBRAS: Uma revisão sistemática de literatura em glossários técnicos. RENOTE, 2021.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo