Artigo Científico

Implementação de uma saúde acessível ao surdo: capacitação dos profissionais de saúde em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carlos Hilton Cruz Carvalho, Erica Ripoll Hamer Clique em um nome para ver as publicações do autor
Research Society and Development 2022 PT (Português) ID libras.com.br #2453
1787183994_Implementa____o_de_uma_sa__de_acess__vel.pdf
Baixar Nova aba

O direito à qualidade e à informação sobre a saúde de surdos no Brasil tem recebido grande destaque do reconhecimento da Lei nº 10.436 de 2002 e do Decreto nº 5.622 de 2015 que apóiam as comunidades surdas no país o direito de usar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A integração dos surdos na sociedade, assim como nos serviços assistenciais ainda é prejudicada, não só pelo preconceito histórico estabelecido ao longo dos séculos de segregação, como pela escassez de profissionais qualificados para atender a este público. Objetivo: pesquisar a realidade vivenciada pelo profissional de saúde no atendimento ao paciente surdo, enfatizando a necessidade de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Metodologia: Aplicou-se um questionário com 10 perguntas a 50 profissionais de saúde (ouvintes) visando esclarecer as questões que mais interferem na condução de um bom atendimento aos surdos nas unidades de saúde. Resultados: Além da falta de preparo profissional para lidar com surdos pacientes usuários de LIBRAS, o desconhecimento da cultura e identidade do surdo acentua as dificuldades de integração deste público sem acesso a um serviço de qualidade. Conclusão: Os dados foram utilizados para a implementação de um curso básico de LIBRAS para os profissionais de saúde na modalidade à distância (EaD), que estará disponível no site do Telessaúde UERJ, contribuindo para melhorar o conhecimento de surdos e LIBRAS pelo profissional de saúde e auxiliar na qualidade e integração dos pacientes surdos, reforçando assim a legislação da LIBRAS.

Como citar este trabalho

CARVALHO, Carlos Hilton Cruz; HAMER, Erica Ripoll. Implementação de uma saúde acessível ao surdo: capacitação dos profissionais de saúde em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Research Society and Development, 2022.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo