Artigo Científico

Formação docente e o ensino de Libras por meio de redes sociais

INTERFACES DA EDUCAÇÃO 2020 PT (Português) ID libras.com.br #1680
1787170050_Forma____o_docente_e_o_ensino_de_Libras_.pdf
Baixar Nova aba

O objetivo da pesquisa foi compreender como, a partir das interações por meio da rede social Facebook, os docentes discutem o ensino da Língua Brasileira de Sinais para o aperfeiçoamento da sua prática educativa inclusiva. Para embasar teoricamente foram usados os autores Vasconcellos; Pimentel; Nóvoa; Moran; Baranauska; Martins; Valente; Prado; Almeida; Goldfeld; Masetto e Behrens . A metodologia de pesquisa foi qualitativa envolvendo 32 docentes cursistas de um curso de extensão de Libras e o formador. Para a coleta de dados foram utilizados documentos das interações dos participantes na rede social Facebook. A análise dos resultados foi realizada a partir da leitura flutuante dos dados e o cruzamento entre a teoria, gerando a organização dos dados em dois eixos, a saber: eixo 1: Libras e o nível fonológico e eixo 2: Libras e o bilinguismo. Os resultados evidenciaram a aprendizagem colaborativa entre os envolvidos no curso de formação, despertando em cada um dos participantes o interesse em transformar sua prática pedagógica, tornando-a mais inclusiva. A experiência obtida por meio desta pesquisa, permitiu-nos concluir, que é realmente possível propor uma formação aos professores em Libras usando a rede social como espaço formativo.

Como citar este trabalho

GITAHY, Raquel Rosan Christino; TERçARIOL, Adriana Aparecida de Lima; SAVIOLI, Mariane Della Coletta. Formação docente e o ensino de Libras por meio de redes sociais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2020.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo