Outro Formato

FORMAÇÃO DE DOCENTES DE LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: A PEDAGOGIA BILÍNGUE

LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas) 2023 PT (Português) ID libras.com.br #2816
1787198820_FORMA____O_DE_DOCENTES_DE_LIBRAS_PARA_A_.pdf
Baixar Nova aba

O Brasil é um país relativamente novo se comparado a outros países da Europa, e que há muito já compreenderam que a educação é o caminho indispensável a todo e qualquer progresso de uma nação. Sabe-se que a pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX (LIMA, 1975). A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático, cujo objetivo principal é a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país (SAVIANI, 2008).A intenção não é entrar nos temas das tendências pedagógicas (LIBÂNEO, 1989) mais sim; apresentar um novo conceito que vem sendo divulgado já em algumas universidades para a pedagogia, ou seja, a pedagogia bilíngue para sujeitosvisuais. Amparados na Lei n. 10.436/02, 1 que reconhece a Língua brasileira de sinais (Libras) como língua e institui a obrigatoriedade de sua inserção no currículo da educação brasileira e no Decreto n. 5.626/052, que regulamenta a Lei da Libras e dá outras disposições, entre elas, para a formação de professores, realizaremos o trabalho proposto. Do decreto, analisaremos os artigos 4º e 5º, que regulamenta a formação do docente de Libras.

Como citar este trabalho

LEITE, M L M. FORMAÇÃO DE DOCENTES DE LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: A PEDAGOGIA BILÍNGUE. LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas), 2023.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo