Artigo Científico

Expressões Idiomáticas da Libras: Um Estudo em Lexicografia: (in)traduzibilidade

Jaqueline Boldo, Marianne Rossi Stumpf Clique em um nome para ver as publicações do autor
Tradterm 2023 PT (Português) ID libras.com.br #2770
1787198736_Express__es_Idiom__ticas_da_Libras__Um_E.pdf
Baixar Nova aba

O presente artigo trata sobre expressões idiomáticas bilíngues na direção Português-Libras. Foram identificadas expressões em Libras publicadas e reconhecidas pela Comunidade Surda. Tal reconhecimento fez com que a Libras fosse considerada oficialmente como língua natural do povo Surdo brasileiro, possuindo uma gramática e estrutura que lhe são próprias. A investigação das expressões idiomáticas possibilitará evidenciar autores surdos que discorrem sobre o tema pela autorrepresentação. Com o avanço da tecnologia, a comunicação nas plataformas digitais (Twitter, Instagram, Facebook) vem ganhando muito espaço por se tratar de um universo linguisticamente democrático. Essas plataformas podem ser utilizadas para levantamento de dados linguísticos e também possibilitam a organização de material lexicográfico que envolve língua de sinais. Devido a modalidade gestual-visual das línguas de sinais, sugere-se que o suporte seja em imagens videogravadas em meio digital. As produções idiomáticas provenientes do uso da Libras em suas distintas formas de expressão como língua natural trazem as experiências de vida do povo surdo. Reflete-se assim, que a expressão idiomática da Libras se refere, constantemente, à cultura e à identidade Surdas. Palavras-chave: Expressão idiomática; Cultura; Comunidade Surda; Libras; Lexicografia.

Como citar este trabalho

BOLDO, Jaqueline; STUMPF, Marianne Rossi. Expressões Idiomáticas da Libras: Um Estudo em Lexicografia: (in)traduzibilidade. Tradterm, 2023.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

Tecnologias inteligentes e democratização do ensino: contribuições ...

Rhaissa Pereira Santos de Morais; Renata Freitas Siqueira; Gustavo Souza de Melo; Lorena Oss de Sousa; Aldeni Barbosa da Silva; Michelle Pereira dos Santos
Continuar Lendo