Artigo Científico

EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS

Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco/Sala de Aula em Foco 2021 PT (Português) ID libras.com.br #4977
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco/Sala de Aula em Foco).

Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.

Como citar este trabalho

FORTES, Janielli de Vargas; THIENGO, Edmar Reis. EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco/Sala de Aula em Foco, 2021.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo