Outro Formato

Estudo comparativo de sinais que nomeiam cores na libras e na LSA

André Nogueira Xavier, Katherine Fischer, Diego Gabriel Morales, Nadia Gisel Gibaudant Clique em um nome para ver as publicações do autor
OpenAlex / Repositório Aberto 2022 PT (Português) ID libras.com.br #2420
1787183957_Estudo_comparativo_de_sinais_que_nomeiam.pdf
Baixar Nova aba

Berlin e Kay (1969), com base na análise de 98 línguas faladas, estabelecem que todasas línguas devem apresentar pelo menos dois termos para cores, um para branco e outro para preto,e que se houver outros, eles devem obedecer a uma sucessão implicacional. Aplicado a 10 línguassinalizadas histórica e geneticamente não relacionadas, Woodward (1989) sugere que esseuniversal é válido para essas línguas também. Um de seus achados, no entanto, aponta umatendência para nomear cores mais distantes de branco e preto na sequência implicacional por meiodo empréstimo da língua majoritária oral. O presente artigo tem como objetivo comparar os sinaisque nomeiam cores na língua brasileira de sinais, libras, e na língua de sinais argentina, LSA. Osparâmetros de comparação se baseiam na presença de variação fonológica e lexical entre os sinaispara cores, na motivação dos sinais nativos e nos processos de formação dos empréstimos. Alémdisso, pretende-se também comparar essas duas línguas à luz dos padrões identificados porWoodward (1989). Nossos resultados mostram diferenças em todos os parâmetros considerados, com destaque para a maior frequência de empréstimo da língua majoritária oral nos nomes de coresda libras do que na LSA.

Como citar este trabalho

XAVIER, André Nogueira; FISCHER, Katherine; MORALES, Diego Gabriel; GIBAUDANT, Nadia Gisel. Estudo comparativo de sinais que nomeiam cores na libras e na LSA. OpenAlex / Repositório Aberto, 2022.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo