Artigo Científico

“É para escrever o português ou a libras?”: nuances da translinguagem na educação linguística de surdos

DELTA Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 2023 PT (Português) ID libras.com.br #2556
1787198344_______para_escrever_o_portugu__s_ou_a_li.pdf
Baixar Nova aba

RESUMO Neste artigo, analiso dois momentos de interação translíngue entre estudantes surdos e professoras para a realização de atividades de produção escrita coletiva em um curso de ensino de português como segunda língua para jovens e adultos surdos. Essa análise teve em vista colaborar com uma compreensão multifacetada das complexas realidades cotidianas da translinguagem (J. Lee, 2022) na educação linguística de surdos, uma vez que o conceito vem ganhando espaço nesse campo, junto a outras tradições de pesquisa fundamentadas em concepções estruturalistas da língua(gem). As práticas e estratégias translíngues analisadas e discutidas, alicerçadas por uma atividade investigativa teórico-metodológica e descritivamente translíngue, visibilizaram nuances da translinguagem - espacial, tensional/ideológica e momentânea - dos estudantes surdos como recursos-chave produtivos para realização da atividade de escrita e para o aprendizado de língua(gem). Nesse processo, possibilitaram pensar em alternativas para concepções já estabelecidas como a de competência linguística, como alternativa para as concepções provenientes dos conceitos de interferência e interlíngua tradicionalmente acionados na pesquisa (e na prática) em educação linguística de surdos.

Como citar este trabalho

NOGUEIRA, Aryane Santos. “É para escrever o português ou a libras?”: nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 2023.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

Tecnologias inteligentes e democratização do ensino: contribuições ...

Rhaissa Pereira Santos de Morais; Renata Freitas Siqueira; Gustavo Souza de Melo; Lorena Oss de Sousa; Aldeni Barbosa da Silva; Michelle Pereira dos Santos
Continuar Lendo